Artigo

Inovação e Criatividade Como Fatores Motivacionais – VI. Mecanismos de Defesa.

No artigo anterior enfatizamos alguns mecanismos de defesa gerados por insatisfações e, como estamos na parte VI, é necessário relembrar o conceito principal desses artigos sobre motivação nas organizações. Também quero relembrar que esses textos têm referência bibliográfica do curso on-line da Fundação Getúlio Vargas proferido pela professora Sylvia Vergara. Quando realizamos um bom trabalho, temos a necessidade de um reconhecimento, uma maneira de nos sentirmos importantes no contexto geral. Quando isso não acontece, criamos mecanismos de defesa. Os últimos foram: apatia, generalização, somatização. Nessa oportunidade, vamos acrescentar outros mecanismos de defesa. São:

Sociológicos: dizem respeito ao estar em sociedade; se nos sentimos deprimidos, podemos ir ao shopping center e comprar roupas; consumismo exacerbado é, pois, um mecanismo de defesa psicológico.

Mecanismos de defesa químicos: são concernentes aos consumos de fumo, drogas e álcool.

Mecanismos de defesa tecnológicos: são aqueles que se valem da tecnologia; por exemplo: pessoas que não conseguem sair da frente de um computador.

Os mecanismos de defesa não são deliberados, são quase sempre inconscientes. Quando intencionais, fazem parte de outra esfera conceitual. O importante é saber que os comportamentos das pessoas fazem parte de diferentes motivações. O que motiva uma pessoa pode não motivar a outra, e mais: o que nos motiva em determinado momento, pode não motivar em outros. Para ilustrar, um exemplo que todos tiveram a chance de ver. Na época em que ainda jogavam, os jogadores Romário e Marcelinho foram convidados a jogar nos Emirados Árabes. A proposta era para Romário: um milhão de dólares por noventa dias. E para Marcelinho, se não me engano, setecentos mil dólares por 60 dias. Romário aceitou de imediato, Marcelinho não. O que, no caso, motivou Romário, não motivou Marcelinho. Em nossas vidas vemos coisas assim: gente que fez de tudo para ter um bom emprego e reconhecimento larga tudo para viver uma vida de paz e harmonia com um ambiente de qualidade. Altos executivos (as) passam por isso no mundo inteiro. O que motiva hoje pode não motivar amanhã.

Para o próximo artigo vamos entrar num ambiente mais propício ao lado espiritual: como os sentimentos abstratos nos conduzem a realizar coisas que jamais poderíamos imaginar que faríamos. Energias biológicas, psicológicas e espirituais sempre nos encaminham na direção de algo. São os estímulos internos com que somos providos ao nascer e ao crescer. Ambientes valorados por esses sentimentos são importantes no contexto motivacional. Pessoas que pregam o amor sempre se sentirão motivadas, não por serem consideradas bobas, mas por terem coração puro e livre dos males da mente. Até a próxima, pessoal!