Artigo

A oração do sábio e do povinho

Chamo de oração do sábio e do povinho, o ROSÁRIO. Excelente oportunidade esta para falarmos do mesmo, pois estamos em outubro, mês do rosário, do rosário de Nossa Senhora; repito de Nossa Senhora, porque existe agora uma infinidade de rosários. Digo oração do sábio e do povinho, porque o objeto devocional, rosário ou terço, encontra-se na mão do povo em geral, como na mão de cientistas como Guilherme Marconi, inventor do rádio.

As contas do rosário ou terço, servem para nos estimular constantemente para a oração, ajudando a afastar as distrações.

Repito oração do povinho, também, porque uma pessoa sem cultura pode recitá-lo muito bem, desde que possa rezar o Pai-nosso, a Ave-Maria e o Glória ao Pai, refletindo por pouco que seja em cada um dos mistérios, mesmo anunciados por outra pessoa. Assim passará rapidamente toda a vida de Jesus e da Virgem Santíssima, ao tempo em que pela prece, a partir do coração e dos lábios estará louvando o Senhor. Naturalmente, durante a reza do santo rosário, pela cabeça de um grande teólogo, de um grande exegeta bíblico, passarão conceitos bem mais profundos do que passam pela cabeça de um simples fiel que mal sabe um pouco de catecismo e de bíblia.Mas, não podemos deixar de salientá- -lo:no rosário, em qualquer oração, o essencial não é a cultura da pessoa,mas sua devoção,seu amor a Deus.Conta-se que um dos primeiros discípulos de São Francisco de Assis, falando com o grande místico e sábio São Boaventura, então neste mundo ainda, frei Boaventura, disse que este era muito feliz porque com o seu grande saber era capaz de amar mais a Deus. O santo, porém, lhe disse que até uma velhinha ignorante podia amar a Deus tanto quanto frei Boaventura. Então o frade entrou em êxtase exclamando: “Feliz velhinha que pode amar a Deus como frei Boaventura.”.

Através das aparições de Lourdes e de Fátima bem sabemos o apreço da Virgem Maria para com o Rosário.

Veja o que dizia o Papa, bem- -aventurado João XXIII, ao lado do qual tive a honra de tirar uma foto, que conservo com religioso carinho: “Nós não deixamos de rezá-lo todo inteiro cada dia do ano”. E o bem-aventurado João Paulo II: “O Rosário é minha oração predileta. Oração maravilhosa! Maravilhosa na simplicidade e na profundidade”.

Com relação a São Padre Pio de Pietrelcina podemos dizer que parecia o rosário encarnado de tanto andar com ele nas mãos e rezá-lo dia e noite um sem fim de vezes. São Padre Pio, que conheci pessoalmente, gostava de contar uma anedota interessante sobre a importância da devoção ao rosário. Ele narrava que um dia Jesus quis fazer uma sondagem no céu para verificar as pessoas que lá se encontravam. Notou então alguns que certamente não deviam estar ali. Ele reclamou seguidamente com São Pedro, porteiro do céu, por que tinha deixado aquela gente entrar.Pedro, cabisbaixo,prometeu mais cuidado.Jesus, contudo, resolveu fazer outra batida e se topou com outras caras que não podiam figurar no paraíso.Foi então reclamar com mais severidade com Pedro.Este, porém, respondeu: “Eu não posso dar jeito e nem mesmo o Senhor pode da jeito.” E Jesus, mais e mais intrigado: “Como? Nem eu posso dar jeito?!” E Pedro: “Isto mesmo.Nem o Senhor pode dar jeito, porque tem um canto onde sua Mãe fica com uma corrente pendurada e puxando para cima toda aquela gente”.

Era o caso dos devotos do rosário, caro Leitor ou Leitora.

O sentido, porém, da anedota não é que um devoto do rosário pode pintar o sete e depois entrar feliz no céu e sim que a devoção ao rosário é um meio extraordinário para conseguir uma proteção especial da Mãe de Jesus e recursos para se afastar do mal e praticar o bem.