Artigo

Vá de Bike!

Transcrevo nessa coluna reportagem publicada na Revista Pense Leve.

Dizem por ai que, quando se aprende a andar de bicicleta, nunca mais s esquece! O ditado popular é apenas um bom motivo para incentivar a atividade e, de quebra, testar como andam suas habilidades. Além de prazerosa, a prática, a prática faz bem à saúde. “A bicicleta é sempre uma boa saída, pois ajuda a afastar as pessoas do sedentarismo, movimenta todos os músculos e ainda contribui com a preservação do meio ambiente”, atesta Paulo Roberto Correia, fisiologista do esporte e professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Bom para o corpo: pode comemorar, pois um passeio de 40 minutos queima em torno de 300 calorias e ainda auxilia no combate à flacidez. “As partes mais estimuladas são panturrilhas, quadris e coxas”. Afirma o ortopedista Maurício Póvoa Barbosa, da Clinica de Orthobone, de São Paulo (SP). Braços e peitoral também são trabalhados em casos de percursos que exigem mais do ciclista, como trilhas e subidas. Pedalar ainda ajuda a combater problemas como colesterol alto, hipertensão, obesidade, depressão e diabetes. Para obter bons resultados, o recomendado é realizar sessões de 30 minutos pelos menos cinco vezes por semana.

Esporte democrático: outra boa notícia é que não há contraindicações. “Pessoas de todas as idades podem fazer”, afirma Barbosa. “Porém, exercícios devem ser realizados corretamente. Escolha uma roupa bem confortável, um bom tênis, faça aquecimento adequado e alongue o corpo”, recomenda Correia. Segundo ele, quem está há um bom tempo sem praticar atividades físicas deve consultar um médico antes do inicio das pedaladas. Manter a postura correta também é fundamental. “Nada de forçar a coluna ou ficar curvado demais.

Busque uma posição confortável”, finaliza.

Deixar o carro em casa e ir para o trabalho de bike é uma prática que cresceu nas capitais do Brasil. Em São Paulo, por exemplo, o aumento foi de 183% em dez anos, de acordo com a Pesquisa Origem/Destino realizada pelo Metrô de São Paulo. O corpo e a mente agradecem!