Artigo

Morte Ssúbita

Com o aumento da população e seu envelhecimento, e em consequência o aumento das doenças cardiovasculares, tem crescido o número de pacientes que apresentam morte súbita. Ainda era estudante quandosoube do caso de uma amiga ter falecido enquanto dormia. Pessoas que falecem na fila enquanto esperam oônibus. Pessoas sentadas em bancos de jardins, admirando a natureza, de repente, tombam mortas. Uma senhora, sentada numa cadeira num restaurante, de súbito, caiu sem vida. A imprensa, de vez em quando, noticia que um jogador de futebol morreu no gramado.

E nem sempre a presença de um médico e as manobras de reanimaçãoconseguem recuperar o paciente. Entre as principais causas de morte súbita estão as arritmias cardíacasas embolias, e os infartos agudos do miocárdio. No primeiro caso, o coração funciona fora do seu ritmo normal e no segundo, quando um trombo migra de uma parte do corpo, e obstrui a artéria pulmonar. Pacientes que usam remédios para o controle de arritmias e detrombose jamais devem se descurar de usá-los e, quando em viagem, ter o cuidado de leva-los consigo.

Nos hipertensos, nunca esquecer de usar a medicação hipotensora. Ainda cuidados especiais devemtomar os hipertensos, pois a hipertensão arterial muitas vezes vem acompanhada de arritmia. Daí, o cuidado que aqueles pacientes precisam ter indo regularmente ao médico. Pacientes no pós- -operatório, igualmente, necessitam seguir as prescriçõesdo cirurgião, ficando atentas para as recomendações dele.