Artigo

O Educador

É sabido que pessoas de visão estão entrando no mercado de trabalho. Há um bom grupo de autômatos em nossas empresas. São pessoas que fazem exatamente o que eles mandam, nem mais, nem menos, sobram robôs, mas há escassez de homens com boas ideias.

Ser visionário dá muito trabalho porque exige muito esforço. É bem mais fácil seguir a correnteza e fazer o que é esperado. Toda vez que inovamos em algum aspecto, precisamos de confiança e ousadia. As pessoas de visão erram muitas vezes até chegarem aonde querem, e muita gente se sente incapaz de correr riscos, preferindo a segurança e a tranquilidade.
Hélio Lourenço foi um visionário esforçado, disciplinado, conseguiu sentar à mesa e decidir não levantar dali enquanto não descobria cinco novos meios de fazer alguma coisa, três maneiras novas de melhorar outra, ou ainda duas novas opções para salvar um projeto que está à beira do fracasso. Ele foi persistente, atento ao chamado de Deus de modo sobrenatural, colocava seu pensamento inteiramente novo em sua mente. Hélio foi um homem de visão porque teve uma capacidade dada por Deus, para enxergar soluções possíveis para os problemas do dia a dia. Ele caminhou em direção às soluções, e não aos problemas. Foi um cidadão que soube, prepararar as ideias convertidas em ações concretas. Como um sonhador acreditou que algo pôde ser feito de forma diferente e se preparar para colocar sua ideia em prática. Pois o conhecimento não tem substituto, mas a prática é a mãe das mudanças. O educador soube que pessoas acomodadas ao conforto não obtém muitas conquistas. É quando estamos em desconforto que produzimos mudanças milagrosas em cada geração.

Quantas histórias conhecemos de pessoas que estavam dispostas a seguir numa direção que nunca havia seguido e experimentar o desconforto; na Bíblia há homens e mulheres que se destacaram, porque fizeram mudanças. Exemplo: Abraão, João, Daniel, Rute e tantos e tantas.
O Educador Pr. Hélio Lourenço fez mudanças, ele enxergou algo mais importante que o conforto temporário. Ele sempre teve a visão da recompensa, da mudança. Foi um líder eclesiástico que construiu escolas, área de lazer para oportunar a todos sem estratificação social. Quantos não podem alugar uma casa de praia ou ir ao Resort. Mas há um acampamento em condições de atender a todos. O melhor de tudo é que Hélio pôde confiar verdadeiramente em Deus. Chegou aqui há mais de três décadas. Amou esta cidade como a sua cidade. Foi um cidadão Itabunense. Escreveu um texto que foi publicado creio eu no seu livro “Ecos de Lourenço”. Onde fala de nossa cidade “Ser cidadão é viver um compromisso com os seus concidadãos. O verdadeiro cidadão está para sua comunidade assim como uma árvore frutífera e frondosa está para a floresta. Ela tem significado. Uma sociedade saudável não se forma com a soma de interesses individuais, mas com a milagrosa unidade produzida por sonhos que alcançam a coletividade como um todo, ou uma parte dela.”

Isto é O Educador Hélio Lourenço. “A maior riqueza de uma terra são os seus filhos e o maior tesouro de um povo são seus valores.”

Em 2008 escreveu no boletim dominical um artigo Mais do que uma Escola. Da importância de cada professor e cada aluno, orientando-nos a ser gratos a Deus pela disposição que há em muitos de ensinar; o aluno deve aprender o que sai da boca do seu professor, mas especialmente com a luminosidade de uma vida que conhece não só a Bíblia, mas o Deus da Bíblia. Hélio maximizava o potencial das pessoas quando ele encorajava o espirito delas. E encorajar o ânimo delas quando as incentivava. Sempre tinha palavras encorajadoras que são as pernas com as quais o incentivo caminha.

De Norte a Sul e Leste ao Oeste por este país imenso há sempre alguém que tem um agradecimento para esse educador. Famílias e casais são hoje gratos a Deus e depois a Pr. Hélio pela contribuição indelével pela orientação e pelo apoio, como homem de Deus, como esposo, como pai, avô e como pastor que deixa um grande legado.

O sonhador que não sabia ensinar sem Deus. Numa palestra com os professores do Colégio Batista no ano de 1998, dizia: “o importante não é o que fizeram de nós” mas o que nós próprios faremos com aquilo que fizeram de nós. Quando a gente olha o nosso passado, o nosso presente e as nossas opções futuras por esta ótica, as coisas assumem outra forma e a vida parece nos dizer: Vai nessa! A bola é sua! Assuma a condução da sua escolha! O melhor lugar é aqui. A melhor hora é agora. Comece com aquilo que você já sabe, construa sobre aquilo que, você já tem. Não deixe passar a flor do mundo que, a cada manhã, desabrocha em nossas vidas. Colha-a! Naquele dia O Educador Hélio Lourenço na sua fala mostrava aos professores que Deus é eterno e o homem passa, é a transitoriedade da vida que como professores precisamos saber remir o tempo. Uma grande aula, nossa gratidão a esse grande homem.

Deus, nosso criador sábio e criativo, agradou-se em fazer todos diferentes, e ninguém perfeito. Quanto mais cedo apreciamos e aceitamos esse fato, mais profundamente apreciaremos e aceitaremos uns aos outros.

Hélio Lourenço foi um campeão, por isso é uma pessoa inesquecível. Bem sabemos que nossos dias são contados. No dia três de agosto foi convocado ao lar celestial morreu de pé, como sempre nos orientou. Tudo pela graça só pela graça!
“Preciosa é aos olhos do Senhor a morte dos seus santos”.