Artigo

Doenças Respiratórias

O inverno chegou e com ele uma série de doenças mais co¬muns nessa estação. Podem ser de origem bacteriana como as bronquites e pneumonias ou alérgicas como asma, rinites, sinusites. Nas patologias bacte¬rianas ocorrem a febre, secreções amareladas ou esverdeadas etc.

Nas bronquites, que são in¬fecções dos brônquios, e pneu¬monias aparecem a tosse ,febre, a secreção amarelada ou esver¬deada, dor no tórax, dispneia, desânimo, falta de apetite. Já a pneumonia compromete os pul¬mões, podendo afetar só um de¬les ou ambos. Se os sintomas se agravarem, inclusive com derra¬me pleural, o paciente deverá ser examinado por um cirurgião geral. Surgindo falta de ar, a medicação específica será usada.

Rinites, sinusites, faringi¬tes também, como já foi dito, são muito comuns nesta esta¬ção fria. Há pessoas, principal¬mente crianças, que são atópi¬cas, susceptíveis à mudança de temperatura, aumento de substâncias no ar, que reagem com espirros, lacrimejamento, coceira nos olhos, dor na face e o mais temível – o broncoes¬pasmo. O broncoespasmo é o estreitamento dos brônquios, dificultando a troca dos gases. O oxigênio entra pela árvore respiratória a fim de oxigenar o sangue que será distribuído a todo o corpo. Por outro lado, o gás carbônico, resultado do metabolismo das células, é uni¬do ao sangue o qual, chegando aos alvéolos pulmonares, será lançado ao exterior através da árvore respiratória.

Várias doenças podem cau¬sar o estreitamento dos brôn¬quios, entre elas, a asma tão prevalente na infância e que po¬derá levar a criança ao óbito se medidas terapêuticas não forem tomadas a tempo.

Nos pronto-socorros, o pedia¬tra e o clínico geral são os profis¬sionais chamados a abordar es-ses casos. Ó médico deverá estar atento para cuidar inicialmente da dispneia que está ameaçan¬do a vida do paciente, propor¬cionando medicamentos de uso injetável que irão fazer regredir o broncoespasmo. Além da medi¬cação de suporte, se usarão anti¬bióticos de largo espectro.

É conveniente que nesta épo¬ca do ano, as pessoas, mormente as crianças, se agasalhem, evi¬tem ficar por muito tempo em ambiente onde há pouca circula¬ção de ar. Nas residências, de vez em quando se abram as janelas para facilitar o arejamento do ambiente. Embora a transpira¬ção decresça não se deve descui-dar da hidratação.