Artigo

Desequilíbrio do desejo

Tenho dito que a maioria das pessoas sofre por aquilo que elas não têm ao invés de agradecer o que tem. Quando conseguem suprir suas necessidades e realizar seus dese¬jos, nunca ficam felizes e satisfeitas, querem mais e muito mais. Não é que quero que as pessoas deixem de sonhar alto e nem desejarem ter; possuir, muito mais, não. Neste processo o fundamental é ter gratidão e manter o equilíbrio do ter e do ser.

A pessoa quando tem amor e vontades de subir na vida, chegar ao topo do sucesso e das e das realizações, deve também possuir atitudes de gratidão e agradecimentos as conquistas e a todos que lhe impulsionaram ao bel-prazer. Tudo tem uma razão e um motivo de ser. Então, vamos também respeitar as nossas limitações.

A gente tem o desejo de conseguir uma boa posição so¬cial, um bom emprego, bom salário, um excelente carro, apartamento, jóia, casa de praia, amigos e bajuladores. Na verdade, esse desejo faz parte da cultura de um povo. Entretanto, não devemos ter um desequilíbrio de nossos desejos e vontades, ou seja, não praticar injustiça, não tra¬pacear, não mentir, não roubar, não passar a perna nos outros para obter êxito dos nossos desejos.

O ideal é viver com fé, amor, doação, saúde, prosperi¬dade e paz, mas sem causar nenhum sofrimento ao nosso próximo.

Viver bem exige aprendizagem e evolução individual e coletiva, pois, não devemos esbanjar felicidade e desejo de querer muito mais, causando sofrimento ao próximo. A igualdade, a fraternidade e a liberdade devem ser para to¬dos, igualmente, ao sol que brilha e gera felicidade para os justos e injustos.

Faz bem sonhar; e acreditar, realizar.
Faz bem desejar; e planejar, idealizar.
Faz bem querer ter posse e poder; e lutar, conquistar passo a passo os ideais.
Faz bem trilhar pelos caminhos do sucesso e das reali¬zações.
Nesse processo de caminhada evolutiva; crescer, que¬rer, desejar, sonhar, requisitar, solicitar e almejar fazem bem ao coração e as emoções, mantendo o equilíbrio das nossas boas intenções.

Não podemos ter desejos desenfreados, indisciplinados, como minhoca querendo ser cobra; se espichando tanto para se igualar à cobra, correndo o risco de se despedaçar toda por causa da inveja e do desejo desequilibrado.

Vamos ter bons sonhos, bons desejos, bons procedimen¬tos, para que possamos ser cidadãos presentes, amigos, cor¬teses e gratos.