Artigo

Diarreias

Denominam-se enteroinfecções ou diarreias as doenças que cursam com febre, náuseas, vômitos, evacuações aquosas no mínimo de três em 24 horas, cólicas abdominais, muco, perda de sangue por via retal(enterorragia), desidratação, palidez, perda de peso, prostração etc. Nem toda enteroinfecção apresenta um quadro como exposto acima.Pode ocorrer que o paciente apresente só evacuações.

As enteroinfecções, também conhecidas como diarreia, disenteria ou infecção intestinal, têm várias causas sendo as mais comuns provocadas por vírus, bactérias. Há a diarreia do turista que, ao se alimentar de uma comida que lhe é estranha, apresenta dejeções. A criança que apresenta diarreia ao leite de vaca; pessoas, inclusive crianças que, ao se alimentarem comalimentos à base de farinha de trigo, devido ao glúten que se acha presente naquele produto, apresentam evacuações.

Diarreias causadas por protozoários como amebíase e giardíase. Recentemente, uma paciente veio ao consultório, apresentando febre, cefaleia, enjoos, cólicas abdominais e várias dejeções por dia. Após colher sua história clínica, mediquei-a. No dia seguinte, ela retornou, informando que seu quadro havia piorado. Acrescentou que as fezes continham rajas de sangue, dado que muito me chamou a atenção, embora a paciente tivesse negado aquele dado, anteriormente. Fiz nova receita e dessa vez, acrescentando um antibiótico. Dessa vez o diagnóstico foi certeiro e a senhora ficou curada. O dado fundamental e chamativo era que ela havia bebido água de um poço. Entretanto, a água poderia estar contaminada por amebas, gíardias, bactérias, etc. O tratamento de sustentação é fornecer água ao paciente, sob a forma de sucos, água de côco, ou reidratantes. Nos pacientes, principalmente, nas crianças que estão vomitando, oferecer o líquido em pequenas tomadas. A hidratação já deve ser iniciada em casa, mesmo antes de procurar ajuda médica. Nos casos, em que o paciente está bastante desidratado, apresentado vômitos incoercíveis, em que o tratamento ambulatorial não é possível, encaminhá -loao hospital.