Artigo

A Santa Casa de Misericórdia de Itabuna e seu vínculo…

A Santa Casa de Misericórdia de Itabuna e seu vínculo com o Polo de Educação da região

Idealizado em 1917 pelo Monsenhor Moisés de Couto e inicialmente erguido em 1922, a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, primeira instituição hospitalar de Itabuna, em seu quase centenário, exerceu ao longo do tempo papel fundamental na história da cidade e região. Expandiu-se em novas unidades e instituições, o Cemitério Campo Santo, O Hospital Manoel Novaes, Hospital Calixto Midlej Filho e o Hospital São Lucas.
O anúncio na última sexta-feira
(05.12.14) do encerramento das atividades no próximo dia 31, do Hospital São Lucas, nos faz refletir sobre, além das inúmeras dificuldades apresentadas pelo próprio provedor e vastamente debatido por vários meios de comunicação, um fato tão relevante quanto à importância dos serviços de saúde oferecido pela rede, à manutenção de um dos seus primados, a pesquisa e o ensino.

A rede hospitalar da Santa Casa de
Misericórdia de Itabuna contribui relevantemente para outro importante serviço de nossa região, o Polo de Educação. Promovendo apoio ao Serviço de Residência Médica e contribuindo com um vasto campo de estágio prático para profissionais e alunos da Uesc, e futuramente da UFSB, de outras faculdades particulares regionais. Estas em número de nove, dos Cursos Técnico de Enfermagem e Radiologia do IEPROL, e outras escolas técnicas, que em números exatos atingem 26 cursos da área de saúde.

As legislações e as instituições que tratam das autorizações de credenciamento e recredenciamento desses cursos são extremamente enfáticas e, preconizam, “sem campo de estágio não há autorização”, ou seja, estamos diante de uma coluna de pedras de um grande dominó. Consideremos que o fechamento do Hospital São Lucas seria a primeira pedra que cai e, que irá, Deus não permita (e autoridades também), derrubar além da rede de hospitais da Santa Casa de Misericórdia, um polo de Educação e Pesquisa e seus principais cursos da área de saúde.

Ao pensar Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, não devemos nos ater somente aos seus relevantes serviços prestados ao município, à região e ao estado (e também outros estados) que dela se servem. Daí chama-se a atenção das autoridades competentes, para constar que o declínio de um dos polos de saúde mais respeitados da Bahia agrega outro importante polo na nação, o ensino, pesquisa e educação.