Artigo

Viroses

Viroses são doenças provocadas por vírus. Os vírus são tão diminutos que não são vistos no microscópico comum. É necessário um microscópico especial para vê-los. Causam enfermidades desde uma gripe, que é curada sem uso de medicação, até doenças letais como a dengue hemorrágica e a doença causada pelo Ebola.

Toda vez que nosso corpo e invadido pelo vírus, o sistema de defesa entra em ação, produzindo anticorpos que vão combater o invasor. Se os anticorpos vencem, há a cura; se acontece o contrário, virá a morte. Após a Primeira Guerra Mundial apareceu a gripe espanhola de uma virulência incrível, levando ao óbito milhares de pessoas, inclusive o Presidente Rodrigues Alves. Com o ataque do vírus da gripe espanhola as defesas dos doentes caiam, abrindo a porta para as bactérias que provocavam pneumonia, em consequência da qual o enfermo ia ao óbito. Os doentes, com o sistema imunológico mais resistente, sobreviviam. Só com o advento dos antibióticos e das vacinas as doenças infecto-contagiosas deixaram de ser um flagelo.

No século XIX, a varíola quando não matava, deixava no corpo dos enfermos as marcas da enfermidade. Edward Jenner, um médico inglêsobservou que as ordenhadoras de vacas apresentavam em suas mãos pústulas, mas nunca adoeciam. Jenner interpretou que as vacas também adoeciam de uma forma de varíola. Ele Pegou secreções das pústulas e inoculou-as no braço de um adolescente que não adoeceu. Estava descobertaa vacinação que viria abrir um novo caminho para a medicina. Mais tarde, Louis Pasteur obteria a vacina antirrábica.

Jenner guardava as secreções em frascos, mas hoje o vírus é inativado por substâncias químicas e armazenado em laboratórios. Quando introduzido no organismo é capaz de produzir anticorpos específicos(anticorpogênese), que vão combater a doença.

Se as enfermidades provocadas por bactérias estão sob controle devido aos antibióticos, o mesmo não se pode afirmar para as viroses. Não existe medicamento que as cure. Há medicamentos que dão sobrevida ao paciente como no caso da AIDS. As viroses que mais atacam o homem já têm vacinas como a vacina antivariólica que erradicou a varíola da Terra.

O combate à Dengue e à virose Ebola é a sintetização de vacinas.