Artigo

A leitura e o Aprendiz

Ler é armazenar informações; desenvolver, ampliar horizontes; compreender o mundo comunicar-se melhor; escrever melhor; relacionar-se melhor com o outro.

Portanto o primeiro passo para interpretar um texto consiste em decompô-lo, após uma primeira leitura, em suas ideias básicas ou ideia núcleo, ou seja um trabalho analítico buscando os conceitos definidores da opinião explicitada pelo autor. Esta operação fará com que o significado do texto salte aos olhos do leitor. Por isso ler é uma atividade muito mais complexa do que a simples interpretação dos símbolos gráficos, de códigos. Requer que a pessoa seja capaz de interpretar o material lido, conceituando, ou negando, aceitando e negando ao mesmo tempo, comparando-o e incorporando-o a sua bagagem pessoal, ou seja requer que o leitor mantenha comportamento ativo, refletivo e crítico diante da leitura.

Por essa razão o candidato a qualquer certame seja concurso público ou Enem devem estar atentivos a leitura de mundo e atualizado para conseguir vitória nas suas provas.

Quanto mais lemos e nos informamos, maior se torna a nossa capacidade de interpretar o mundo, em todos os sentidos e essa é uma competência que o certame, principalmente na prova de Língua Portuguesa, quer saber se o candidato têm. Tanto no Concurso Público como o Enem, espera-se também um conhecimento do que se passa no mundo. E, todo dia, a um bombardeio de milhares de informações via internet, Tv, rádio, jornais, revistas…

Os fatos se misturam, numa teia de difícil entendimento. Aí entra o nosso texto. Neste artigo, busco selecionar e organizar os mais importantes acontecimentos da atualidade, explicando seu contexto e seus desdobramentos para induzir ao caro leitor a importância da leitura. Explorando a Copa do Mundo, lembramos dos países que nos aterrorizaram México, Alemanha e Holanda. O que os certames podem extrair dessa Copa. Apartheid instaurada na África do Sul em 1948 no idioma africâner usado pelos holandeses e que significa separação. Os holandeses se estabeleceram na região com um regime implementado por um conjunto de leis, entre elas a que impedia o acesso do negro à propriedade da terra e à participação política e os obrigava a viver em zonas residenciais segregadas. Daí, pode cair questões sobre a Holanda e também ligada a tragédia da Malaysia Airlinesonde o Boeing levava 298 pessoas a bordo sendo 189 holandeses onde um pesquisador da Universidade de Amsterdã especialista em Aids. Isso são questões que podem aparecer nas provas do Enem e Concursos Público não só como atualidade, e na prova de História, até mesmo em Língua Portuguesa através de texto. De olho na migração. Diminui a migração interna no Brasil, e atenção para o significado das palavras como: migrante é aquele que muda seu local de moradia. O emigrante sai do local de nascimento e imigrante é aquele que vem de fora. Saliento que a região Centro Oeste é a região Brasileira com maior número de migrantes. Outro tema, caro leitor, é a questão tecnológica. Já está a caminho o celular que se carrega sozinho, a fábrica suíça de relógios está desenvolvendo esta novidade. Assunto de atualidade podendo cair na redação ou em outras áreas.

Voltando a Copa ela foi a Copa em números tecnológicos. Essa foi a copa das fotos por celulares. Segundo o Sindicato Nacional de Empresa de Telefonia e de Serviço Móvel – Sinditelebrasil – foram mais de 40 milhões de fotos enviados durante o mundial. Durante a Copa, os brasileiros se comportaram nas redes sociais nos 64 jogos do mundial assim: Twitter e no Facebook foram capturados 53 milhões de postagens, 34 milhões desses postes referiam-se aos jogos e a maior parte desses, 21 milhões, aconteceram nos jogos do Brasil.

O que iPads, celulares, carros elétricos, trens- bala, caça militares e turbinas eólicas tem em comum? Nenhum deles existiriam se não fossem 17 minerais conhecidos como terras-raras. Descobertos no fi m século XVIII, eles ocupam as posições 21, 29 e a série 58 a 71 da tabela periódica esses minerais permitiram grandes avanços tecnológicos por ser muitas vezes mais efi cientes que outros elementos ao fazer a mesma função, daí sua probabilidade de estar presente nas provas do Enem e de concursos com temas da atualidade.

Dificilmente haveria:tevês coloridas se não fosse essa terra-raras o európio; o neomídio, seu forte magnetismo possibilitou a redução do tamanho do disco dos computadores.

É interessante saber: os minerais terras-raras são tirados principalmente da monazita, da bastmasita e do xenotímio. A China possui 36% das reservas mundiais e domina 97% do comércio global desses minerais. Até 1915, o Brasil foi o principal produtor global de terras-raras.

Por seu largo uso na indústria de alta tecnologia, vários países estão reativando suas minas e construindo refinarias para cortar a dependência da China. O Brasil vem mapeando suas jazidas e deve pôr em prática um plano de exploração de terras- raras.

Em Língua Portuguesa atenção para as relações lógicas, porque as frases podem ser articuladas por mecanismo lógico como a pressuposição, a dedução e a indução. Nosso propósito é conscientizá-lo da importância da leitura. Pois ela é um dos grandes, senão a maior, ingrediente da civilização.