Artigo

Doenças respiratórias

As infecções respiratórias são muito frequentes no inverno devido às pessoas se aglomerarem nas residências, nos ambientes de trabalho, fechando portas e janelas, dificultando a circulação do ar. As infecções respiratórias podem acometer as vias aéreas superiores causando as rinites, sinusites, otites, faringites, amigdalites e as vias aéreas inferiores causando as laringites, bronquites, bronquiolites, traqueítes e pneumonias.

As gripes e resfriados, acometendo vários órgãos da árvore respiratória, também ocorrem mais nos períodos frios. Igualmente, a asma e outras doenças alérgicas aparecem mais na estação fria. Há sinais e sintomas comuns a essas afecções como: tosse, que pode ser com secreção ou não, febre, calafrios, dificuldade para respirar, dor no peito, espirros, dor de garganta, rouquidão etc. a tosse, quando seca, geralmente é de origem alérgica ou viral. Nas doenças alérgicas, inclusive na asma, não se empregarão antibióticos.

Nas infecções, porém, além dos antibióticos, usar-se-ão os analgésicos, os antitérmicos etc. Os pacientes devem ser bem agasalhados, principalmente, as crianças, proteção das correntes de ar. Doenças mais graves como as pneumonias, principalmente em crianças, devem ser tratadas em hospital. Estas patologias podem ser complicadas com os derrames pleurais, empiemas, ameaçando a vida, necessitando fazer drenagem.