Artigo

Três nomes buscam adesão nas eleições da OAB

O processo eleitoral da classe advocatícia baiana para o próximo triênio 2016/2018 acontecerá no dia 25 de novembro, tanto na capital quanto no interior, cujo período de inscrições de chapas iniciou no dia 5 desse mês e se estenderá até 26/10, conforme edital publicado na imprensa estadual. Como só poderá votar quem estiver adimplente com a anuidade até o dia 25/10, a OAB conclama aos advogados que regularizem sua situação para poder exercer o direito de voto.

Até o momento existem pré-candidatos que estão em voga, os mais cotados a nível estadual são: Luiz Viana Queiroz – reeleição; José Nélis Araújo e Carlos Rátis, cada qual procurando apoio e adesão. Ilhéus terá chapa única com Marcos Flávio Rhem à reeleição, enquanto Itabuna o processo pré-eleitoral da classe jurídica acontecerá com dois postulantes: lançam-se Edmilton Carneiro e Andirlei Nascimento, o qual postula reeleição ao terceiro mandato, seu candidato estadual será o Dr. José Nélis, e conselheiros por Itabuna: Iruman Contreiras, Rubem Patury e Lucílio Bastos.

As cidades de Porto Seguro terá candidato único com José Arruda, Coaraci o atual presidente Jose Nilton Oliveira sairá para reeleição em chapa única, enquanto Eunápolis dois nomes são lançados: Roberta Trutru e Alex Ornelas, ambos apoiando o atual presidente, assim como os postulantes Marcos Flávio (Ilhéus) e Edmilton Carneiro (Itabuna). Para integrar o Conselho Estadual da Ordem na chapa de Luiz Viana, Ilhéus indicou Martone Maciel e Luiz Eduardo Lins, Itabuna Guilherme Scofield e José Henrique Chaves.

Ainda em nível de candidatura estadual, Dr. Carlos Rátis conta com o apoio do advogado Saul Quadros Filho, ex- -presidente da Ordem dos Advogados do Brasil/OAB – Secção Bahia, gestões 2007/2009 – 2010/2012.

Por outro lado, Carlos Medauar Reis está na chapa constituída: Luiz Viana Queiroz – presidente, Ana Patrícia Dantas Leão – vice-presidente, Carlos Alberto Medauar Reis – secretario geral, Pedro Nizan Gurgel de Oliveira – secretario geral adjunto e Daniela Lima de Andrade Borges – tesoureira. Presidente da CAAB Luiz Augusto Reis de Azevedo Coutinho, e Conselho Federal: André Luís Godinho, Fabricio de Castro Oliveira, Fernando Santana Rocha, Antônio Adonias Bastos, Ilana Kátia Vieira Campos e José Mauricio Vasconcelos Coqueiro.

No momento em que se redigia o presente texto, o articulista não conhecia os integrantes das demais chapas e respectivos conselheiros para o devido registro de nomes, sobretudo aqueles que da nossa região. Mas, o processo eleitoral está tranquilo e, como o período para estende- -se até 26 desse mês, outros nomes poderão ser postulados no quadro sucessório da classe jurídica. Como as eleições serão para a quarta semana de novembro (25), muito trabalha deverá acontecer na barganha de votos e adesão.