Artigo

Doenças Parasitárias

Por doenças parasitárias ou parasitoses entende-se o agravo cujo agente etiológico pode ser um ser microscópico como a ameba ou a tenia cujo verme na forma adulta pode medir vários centímetros. Essas doenças têm a ver com pouca higiene. Assim, mãos sujas, frutas que são consumidas sem serem lavadas, unhas mal cuidadas etc. representam condições para a transmissão. A água contaminada, por conseguinte, é o meio transmissor ideal. Nos intestinos, os agentes etiológicos vão encontrar as condições propícias para se nutrir e reproduzir. Alguns deles são comensais como as amebas, exceto a Entamoeba histolytica que causa enfermidade.

A sintomatologia caracteriza- se por náuseas, cólicas, vômitos, meteorismo, perda de peso, diarréias ou até abscessos. O tratamento seria, além dos cuidados higiênicos, usar medicamentos específicos Há remédios, os helmínticos polivalentes, que são utilizados para tratar várias espécies de verminoses. Para a amebíase, usam-se os amebicidas, e para a giardíase, os giardicidas. Ainda neste capítulo, estudam- se a doença de Chagas, A doença do sono, a malária, a leishmaniose. A doença de Chagas, cujo agente etiológico é o Tripanossoma cruzi, descoberto por Carlos Chagas, causa agravo para o tubo digestivo e o coração. O T. cruzi se alojando neste último órgão, vai causar-lhe aumento. O transmissor do protozoário é um mosquito da subfamília dos triatomíneos, conhecidos por barbeiros. Esses vetores vivem em frestas de casas de taipa e, sendo hematófagos, à noite picam as pessoas, veiculando-lhe o parasita. A doença de Chagas, na forma crônica, apresenta a sintomatologia de uma insuficiência cardíaca. Ocorre, além do aumento do coração, aumento do fígado, baço, inchação das pernas. É a enfermidade cardíaca mais comum nas áreas infestadas por babeiros. A prevenção seria habitar casas de tijolos com reboco, evitar armazenar nas habitações lenha, produtos agrícolas, pois o barbeiro facilmente se enconde entre eles. À noite, usar mosquiteiros e vistoriar as dependências das moradias. A leishmaniose é outra doença causada por protozoário, infectando a pele causando-lhe feridas, ou órgãos internos como o fígado, baço.

A malária é uma protozoose muita estudada e que tem preocupado as autoridades sanitárias devido sua alta prevalência na região norte do Brasil e os custos econômicos que acarretam às populações que vivem nessa região. Os agentes transmissores são protozoários de quatro espécies: P. malariae, P. vivax, P. ovale (não existe no Brasil) e o P. falciparum, este causando a malária na sua forma fulminante. O doente pode passar um dia, dois dias, três dias sem febre, mas logo, ela retornará a depender da espécie de plasmodium com o qual foi infectado. Por outro lado, ele pode ter febre todo dia se estiver contaminado pelas três espécies. A forma fulminante pode levar ao óbito em 24 horas. O controle da malária tem representado um desafio para os pesquisadores. Há muito tempo tem se procurado sintetizar uma vacina.

Entretanto as pesquisas continuam e é de prever que nos próximos anos a comunidade científica nos brinde com uma vacina que seria a redenção sanitária para milhões de pessoas em todo mundo. Para finalizar citaremos a Doença do Sono, comum em algumas partes da África e cujo protozoário é transmitido ao homem pela mosca tse-tsé. O órgão acometido é o cérebro.