Artigo

Inovação e Criatividade Como Fatores motivacionais – Síntese IV.

Para outubro, vamos relembrar os artigos de abril e maio de 2014, a fórmula do autodesenvolvimento e o autoconhecimento respectivamente. Autodesenvolvimento ou desenvolvimento de si próprio é uma concentração de esforço individual na busca do próprio crescimento pessoal ou profissional, tende a ser u processo contínuo, pois parte do pressuposto de que, conhecendo-nos, descobrimos o que nos motiva. Em abril de 2014, para fazer uma analogia do sofrimento que é seguir as regras de uma organização, usei os grandes críticos da Administração como Murph e Christophe Dejours, mas dessa vez, peço licença para usar uma analogia do midiático médico, dr Dráuzio Varella. Em uma das suas apresentações no Fantástico, da Rede Globo, ele faz uma observação a respeito da obrigatoriedade de se fazer atividade física: “Ninguém sente prazer em fazer atividade física, a pessoa sente prazer em ver o resultado”.

Isso é o que acontece com o autodesenvolvimento, quase ninguém sente prazer em ficar horas e horas estudando; participando de cursos; tendo que se atualizar sempre e absorver responsabilidades. O que nos dar prazer são os resultados do nosso emprego. Fazemos por obrigação e isso nos tira o prazer de entender o que é autodesenvolvimento. Ser chamado para realizar uma tarefa que só você sabe desenvolvê-la é o que motiva um profissional, caso contrário, seu trabalho não apresenta nenhum significado. Encontrar um significado te ajuda a crescer, e crescendo, você passa a entrar num estado de consciência do trabalho, é quando você sai do caminho já trilhado, da chamada incompetência treinada, e começa a descobrir o significado do seu trabalho e da empresa na sua vida. Mas lembre-se, para isso acontecer, se faz necessário compatibilizar seus interesses e competências profissionais com os objetivos, interesses e competências da empresa.

É imprescindível descobrir o significado do trabalho que executamos, essa busca não é fácil, mas é muito compensadora, e a fórmula do autodesenvolvimento é encontrar o significado que representa o seu trabalho em sua vida. Autoconhecimento. Primeiro temos que entender e distinguir competências pessoais de competências profissionais: competências pessoais se relacionam com as habilidades relativas ao comportamento e práticas possuídos por um profissional que o torna mais capaz de aplicar seus conhecimentos funcionais. Competências profissionais são habilidades relacionadas à obtenção do sucesso e o alcance do objetivo da organização. Lembrando que a segunda só acontece, em detrimento da primeira, ou seja, a personalidade profissional deve estar bem fornada, pois ao desenvolver suas habilidades relativo àquilo que gosta de fazer, ele terá em mente o significado do seu trabalho, e será mais feliz dentro do contexto.

Com tudo isso fica fácil afirmar que suas experiências empíricas; os estudos; o aperfeiçoamento técnico; o ganho de conhecimento como fator cognitivo são bases para que se entenda e desenvolva o autoconhecimento. Tudo isso pode parecer muito amplo, mas não se desespere as peças desse grande quebra-cabeça vão se encaixando com o tempo e você passa a ter domínio total dessas habilidades. Motivação é uma atitude, o autoconhecimento é um processo de fatos e habilidades que adquirimos, juntas transformam cada pessoa em um profissional melhor, sendo assim fica a dica: seja feliz gerando situações de autoconhecimento; desenvolva características como capacidade de observação (grandes negociadores), saber ouvir (melhores vendedores), a visão (dos empreendedores), o carisma (dos líderes), o sorriso, flexibilidade, empatia, ginga, drible, sonoridade, intelecto, a oratória, senso de humor… são habilidades que podem ser desenvolvidas, mas são naturais em algumas pessoas. Quem construir suas carreiras com base nessas características terá melhores condições de desenvolver seus talentos, se manter motivado, ter os melhores empregos, reconhecimento e – por que não? – mais dinheiro.

No próximo artigo relembraremos como fazer a diferença na empresa e técnicas de posturas profissionais de junho e Julho de 2014. Até lá.