Artigo

A Ordem dos Advogados do Brasil

A OAB assim chamada a Ordem de Advogados dos Brasil é indiscutivelmente a entidade da sociedade civil mais relevante do país, No mês de novembro de dois mil e quinze completou oitenta e cinco anos, celebra conquistas para a classe que a representa e para a sociedade brasileira.

Várias conquistas a OAB tem atuado, com o papel de liderança, dos movimentos de alcance político-social, defendeu a aprovação da lei da ficha limpa e a proibição do financiamento das empresas às campanhas eleitorais. Um grande avanço para a democracia e o andar de um ambiente eleitoral mais justo.

O papel da OAB é olhar para a classe que representa, pregando o bem comum, ela participou da elaboração do novo Código de Processo Civil e posicionou o advogado como parte precípua do processo. No ano passado, ela obteve grande avanço e foi um grande marco da advocacia, a inclusão da classe no Simples Nacional. Como cidadã observo que ela evoluiu junto com a sociedade, já possui seu código de ética, possui regras mais sérias para seus próprios dirigentes.

Temos consciência de que a OAB nacional tem muito a fazer e não temer o debate com a imprensa diante dos fatos que são nocivos ao povo. Pois o Brasil vive um péssimo momento, corrupção em todas as esferas, ausência de liderança, associada á crise de autoridade e tudo isso desanima a todos. A organização dos advogados do Brasil nos seus oitenta e cinco anos tem muito o que refletir sob o que a advocacia espera para a construção de um país mais justo e solidário.