Artigo

Dengue, Chikungunya e Zika.

As viroses são doenças provocadas por vírus, seres que só podem ser visualizados no microscópio eletrônico. Já se possui medicação para o tratamento de doenças causadas por bactérias, fungos, protozoários, rickettsioses, mas não para vírus pelo fato de este se introduzir na célula do hospedeiro. Remédios para soropositivos para AIDS não os curam, apenas aumentam sua sobrevida.

Em algumas regiões do Brasil, principalmente, no Nordeste, está ocorrendo uma epidemia de chikungunya, zika e dengue. A dengue tem quatro sorotipos, depreendendo-se que uma pessoa pode adoecer quatro vezes pelo mesmo agente infeccioso. Além disso, a dengue se apresenta na forma clássica e na forma hemorrágica. A zika está relacionada a casos de fetos com microcefalia cujas mães, no período gestacional, foram afetadas pelo vírus zika, embora nem todas grávidas doentes daquela patologia tenham filhos com diminuição do perímetro cefálico. As manifestações clínicas dessas doenças são semelhantes como febre, dor de cabeça, dor nos olhos, conjuntivite, dor no corpo, nas articulações, exantema, prurido, vômitos, edema etc. Nem todos os pacientes apresentam um quadro florido. O diagnóstico diferencial de certeza só através da sorologia. Na prática, como se estar a vivenciar uma epidemia, o diagnóstico é epidemiológico.

A prevenção daquelas viroses não tem ocorrido de forma satisfatória desde quando a taxa de morbidade é elevada. O recurso seria a vacinação, mormente, contra o vírus zika, para evitar novos casos de microcefalia relacionados àquela enfermidade, contudo isso só daqui há três anos. A vacina contra a dengue já está disponível. Entretanto, ao lado da vacinação, método desenvolvido por Edward Jenner, não se deve descurar das medidas preventivas exaustivamente anunciadas pelos meios de comunicação a fim de diminuir a população do Aedes Aegypti recomendada pelas agências de saúde.

Como não há tratamento específico, ele será direcionado para os sintomas. Assim, os doentes devem ser hidratados e medicados contra a febre, a dor, a coceira etc. além de manter o repouso.