Artigo

Cuidados ao trocar de imóvel

Gostaria de me mudar para um imóvel maior e em um bairro com maior infraestrutura. Que cuidados ou dicas pode me dar para a obtenção desse imóvel? Claudionor Carvalho.

A maior oferta de imóveis na Bahia e especialmente no eixo Itabuna – Ilhéus, aliada às facilidades de pagamento e financiamento oferecidas pelas instituições bancárias, tem levado muita gente a trocar o imóvel antigo para um novo. A corrida para um apartamento maior, mais novo ou estruturado aumentou nos últimos dez anos, por conta das facilidades e das promoções realizadas pelas construtoras.

Atribui-se também a elevação da procura ao crescimento sócio-cultural-econômico do Brasil nos últimos vinte anos. É uma transformação que está fazendo com que as pessoas em face da nova realidade, como imóveis localizados em lugares mais seguros ou em condomínios fechados, mas bem estruturados, com variedade de opções de área de lazer que temos atualmente, e o surgimento de novos bairros e até mesmo bairros- condomínios, com tendência de maior fluxo para a praia.

Mas, antes de sair em busca de um novo imóvel, é importante tomar alguns cuidados e precauções. O primeiro passo é se preparar com antecedência para a aquisição, já que o mais comum é que o comprador pague um valor a mais pela nova aquisição. Os novos imóveis são, em sua maioria, ou mais novos ou com melhor infraestrutura, o que eleva os preços. Então, para bancar a diferença, é importante ter uma reserva ou recorrer a um financiamento.

Recomenda-se que, no caso de financiamento do valor restante, é interessante tomar um empréstimo maior do que a diferença do imóvel para bancar os custos com a documentação e uma possível reforma ou melhora da estrutura do imóvel, que deverá ficar entre 25% a 30% do valor do empréstimo.

Outra forma para evitar dores de cabeça futuramente, é fazer uma reserva com antecedência para evitar a tomada de empréstimos e pagar juros.

Além de se preocupar com a parte financeira da compra, os interessados em trocar de imóveis devem também tomar cuidado com a empresa com a qual irão fazer o contrato, no caso de imóveis na planta. É importante verificar se a empresa está associada à Ademi – Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia, porque esse é um indicativo de credibilidade, e buscar informações sobre reclamações contra a empresa e histórico de entrega dos imóveis.

No caso de imóveis já habitados, a dica é verificar se o imóvel possui registro em cartório e se a documentação é legal. É importante também fazer uma leitura atenta de todos os documentos referentes ao imóvel, como certidão negativa de ônus do imóvel nos cartórios, de distribuição e dos proprietários. Para facilitar os processos com a documentação do imóvel, aconselhamos a contratação de um despachante.