Artigo

Esperança

A esperança é algo tão importante para nós quanto a água é para os peixes; é algo tão vital como a eletricidade é para uma lâmpada, e tão essencial quanto o ar é para um jato jumbo. A esperança é assim essencial a vida.

Ela é uma dimensão que faz parte do nosso ser-no-mundo. Essa é a nossa esperança humana. Onde há ser humano, há esperança em relação ao futuro do mundo, da sociedade e da vida. Não é possível conceber a existência humana sem sonhos, utopia, sem esperança. Podemos dizer que a esperança humana é uma necessidade ontológica.

Pois o ser humano não poderia ser sem mover-se na esperança. Ela é esta energia/força que nos encoraja a lutar contra os grandes horrores e barbáries existentes na história humana. Na mitologia grega quando pandora abriu a caixa onde Zeus havia guardado todos os males e as misérias do mundo, o que restou bem no fundo da caixa foi a esperança.

É este tesouro guardado bem no fundo da caixa que nos motiva a lutar sempre e a acreditar, apesar de todos os males que escaparam da caixa de Pandora, na tentativa de amenizar, vencer os males, os sofrimentos deste mundo.

Pedro o apóstolo, com o passar do tempo, ele se tornou o mais comprometido com o mestre, um discípulo devotado e obstinado, cuja lealdade não conhecia fronteiras. Jesus o alertou o inimigo estava no encalço deste, trabalhando dia e noite. Jesus não convencido disso respondeu- lhe: “Digo-te, Pedro, não cantará hoje o galo antes que três vezes negues que me conheces” Mas Pedro superconfiante de que aquilo jamais pudesse acontecer.

Porém aconteceu, O leal e valente Pedro falhou com o seu senhor. Ele negou deliberada e abertamente, que era um dos doze discípulos. Quando Jesus olhou para Pedro, e Pedro lembrou das palavras do Senhor e chorou amargamente. Como você Pedro pôde? Fazer isso? A morte de Jesus foi como um prego cravado no coração de Pedro ele pensou que a única coisa de que precisava para prosseguir já não existia pois partiu para sempre.

Esperança. Esta palavra saltou-lhe até o glorioso dia da ressurreição, a primeira manhã de Páscoa, quando lemos acerca da milagrosa ressurreição corporal de Jesus dentre os mortos, mas também aquelas maravilhosas palavras de graça: mas ide dizei a seus discípulos e a Pedro que ele vai adiante de vós para a Galileia e ali o vereis, como ele vos disse.

E a Pedro! O significado dessas palavras não pode ser exagerado mas houve uma injeção de esperança na vida do velho pescador. Pedro teve esperança a pesar do seu fracasso. Por causa disso, pôde prosseguir. Por essa razão escreveu a clássica carta de esperança aqueles que mais precisavam ouvir sobre esse tema.

Tenho sido esperançosa nesta luta por que bem sei que a esperança é um maravilhoso presente de Deus, uma fonte de força e de coragem frente às provocações mais duras da vida.