Artigo

Campos do Jorão a “Suíça Brasileira”

O inverno em Campos do Jordão, na Serra da Serra da Mantiqueira (SP) é algo sublime, além de desfrutarmos das suas baixas temperaturas (entre 2º a 10º C), temos a oportunidade também de nos deliciarmos com a sua alta gastronomia, bem como dos variados recantos turísticos em que a cidade nos oferece.

Na gastronomia não pode ficar de fora o alemão eisbein (joelho de porco servido com variadas linguiças, chucrute e batata), passando pelas trutas, linguiça de metro e o tradicional rodízio de fondue – queijo, chocolate e carne, e tudo isso acompanhado de um bom vinho ou de uma cerveja Baden Baden, a mais famosa da cidade.

Quanto aos passeios, inclua uma visita ao Museu Fenícia Lerner, que é um imenso jardim de esculturas (são 85 ao todo) em meio à típica paisagem exuberante da Serra da Mantiqueira e que se tornou uma das maiores atrações culturais da cidade. E junto a ele, visite também o majestoso Auditório Claudio Santoro, a conhecida casa do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão e de outros espetáculos e eventos realizados ao longo do ano.

Ainda na cidade, a pouco mais de 15 quilômetros do centro, reserve um tempo para visitar o Parque Estadual de Campos do Jordão ou como é mais conhecido Horto Florestal, local onde se pode apreciar espécies nativas e exóticas de plantas, conhecer trilhas, utilizar suas áreas para o piquenique e até mesmo um passeio de trem.

Ah! mais não esqueça do passeio de teleférico, que liga o centro turístico de Capivari e o Morro do Elefante e de visitar de trem a Ducha de Prata e os casarões/ mansões dessa hospitaleira cidade, que tem uma das mais caras hospedagens do país, mas que vale a pena visitar.

Acrescente um pouco mais de cultura a sua viagem visitando o Palácio Boa Vista também conhecido como Palácio do Governo, que é a residência oficial de inverno do governador do Estado de São Paulo e está aberto a visitação como centro de arte/museu, sem prejuízo de sua finalidade maior, e reunindo obras de grandes nomes das artes como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Candido Portinari, além de uma coleção de artes sacras, pratarias, louçarias, tapeçarias e mobiliário dos séculos XVII, XVIII e XIX.

Existem outros pontos a serem visitados, mais aí você precisará de mais uma semana.