Artigo

Dengue

O verão chegou e com ele a preocupação com a dengue. Como nessa estação há muita umidade e calor, condições básicas para eclosão dos ovos do mosquito, a doença se manifesta com maior intensidade.

A enfermidade é causada por vírus (seres vivos que só podem ser vistos por microscópicos especiais) que se albergam em mosquitos da espécie Aedes aegypti. O mosquito, ao picar uma pessoa doente, se contamina e ele ao picar alguém sadio contamina -o. Desse modo forma-se o ciclo: homem-mosquito-homem. Depreende- se que o vetor (mosquito) é condição importante para a transmissão da Dengue. Somente o mosquito fêmea, devido á sua fisiologia, se alimenta de sangue.

O vírus se apresenta com quatro sorotipos ou seja: den-1,- den-2,den-3 e den-4. Todos nós temos anticorpos que nos protegem de doenças. Quando um micróbio invade nosso organismo, o sistema imunológico se mobiliza para a destruição do agente invasor. E quando este é vitorioso, adoecemos. Numa epidemia de Dengue é de se presumir que toda a comunidade é picada pelo A. Aegypti, mas somente algumas dessas pessoas adoecerão. E dessas pessoas, algumas delas podem contrair Dengue até quatro vezes. E quanto mais se adoece mais aumenta a probabilidade de se contrair Dengue hemorrágica.

Alguém exposto a um sorotipo fica imunizado para aquele sorotipo. Por exemplo: Quem contraiu o den-1 fica imunizado para este serotipo mas não para os demais. Como a Dengue interfere na coagulação sanguínea, deve-se evitar usar aspirina (A.A.S).

As manifestações clínicas são: manchas avermelhadas no corpo, febre, coceira, dor de cabeça, dor nos olhos, dor no abdômen, enfim dor em todo corpo, inapetência, vômitos, sangramentos…A Dengue pode se manifestar na forma clássica ou forma grave – a hemorrágica. Esta compromete o sistema nervoso central, os pulmões, o coração além de interferir na coagulação do sangue.

Como não existe tratamento específico, isto é: um medicamento que elimine o vírus, o tratamento é de suporte como hidratação, analgésicos…Infere- se, então, que a prevenção é importante. Evitar o acúmulo de água em pneus, calhas, garrafas, não deixar reservatórios de água descobertos… As pessoas têm uma grande importância no combate à Dengue.

A síntese de uma vacina seria o melhor método de controle dessa virose. Enquanto no sarampo, na varicela (catapora), na poliomielite existe um vírus e um só sorotipo, na Dengue, como vimos atrás, há quatro sorotipos. Isso dificulta a fabricação da vacina. Entretanto, com o crescente aumento dos casos da enfermidade, principalmente, na sua forma hemorrágica, e como conseqüência de milhares de pessoas faltando ao trabalho, os gastos no tratamento dos enfermos, no futuro, os governos tomarão a decisão de investir na produção da vacina.

Enquanto isso, deve-se prevenir, e governos e população trabalhando juntos na melhoria do saneamento.