Artigo

Resiliência sempre

Resiliência é um termo oriundo da física significa, o nível de resistência que um material pode sofrer frente às pressões e sua capacidade de retornar ao estado original sem a ocorrência de danos ou ruptura. A Psicologia pegou o conceito emprestado, criando assim o termo Resiliência Psicológica que define a capacidade que um indivíduo possui para lidar com os próprios problemas, superar os obstáculos, as adversidades, e resistir às pressões em situações adversas sem entrar em conflito psicológico. A resiliência então é a capacidade de superar problemas sem cicatrizes póstumas.

No que diz respeito aos indicadores de uma boa resiliência, não se acredita que ela seja resultante de um traço de caráter ou de personalidade. Na verdade, a melhor definição da palavra seria o resultado de um processo de aprendizagens de vida. Portanto, você, assim como eu, está apto para desenvolvê-la, afinal ainda que muitas vezes de forma latente, dentro de cada um de nós existe a força da mudança e da superação. A existência dos problemas é algo que foge ao nosso alcance, sendo comum nos períodos de conflitos a mente se fechar, impedindo com isso enxergarmos o Oásis logo à frente, nesses momentos o importante é focar sempre na solução, lembrando-se sempre que nenhum problema pode tornar-se maior do que a vontade de soluciona-lo. Um velho ditado prega que não podemos controlar os ventos que sopram no nosso barco mas, podemos ajustar as velas para chegarmos ao nosso destino. É justamente assim que a pessoa resiliente faz, adapta-se agindo com flexibilidade, sendo capaz de enfrentar e suplantar crises, obstáculos, conflitos e adversidades com serenidade em situações que provocam estresse.

Grandes mudanças ocorrem de forma inesperada e o desfecho positivo delas está intimamente relacionada à como você se adapta à essa nova realidade. Então se após autoanálise você não se percebe resiliente, veja a seguir algumas características de pessoas resilientes e busque desenvolvê-las. * Pratique a empatia, seja otimista sempre, desenvolva sua capacidade de adaptação, aprenda retirar lições continuamente com as experiências positivas e negativas da vida, seja criativa, fortaleça a autoestima, aprenda criar emoções positivas em épocas de crises, mantenha apenas os relacionamentos saudáveis, saiba se defender, busque evoluir e melhorar-se sempre fazendo com que seu futuro seja melhor do que seu passado.

Enfim, não permita que apenas o ano seja novo, sua vida também pode e deve renovar-se. Tome posse dos seus problemas, busque superar-se e com isso irá adquirir autoconhecimento. Lembre-se sempre que o melhor dia da sua vida é o atual. Seja resiliente, procure aceitar as situações, reconhecendo que independente do que aconteceu, sempre existira a oportunidade para um novo aprendizado e um novo recomeço. Desejo ao caro leitor que durante o ano de 2019 a resiliência seja sua fiel companheira.