Artigo

A Academia de Letras de Ilhéus perde José Cândido

Faleceu nesta quinta-feira, dia 25/4, aos 94 anos de idade, o último fundador da Academia de Letras de Ilhéus (ALI), José Cândido de Carvalho Filho, decano que ocupava a Cadeira de nº 39, que tem como Patrono Visconde de Cairú e Fundador ele próprio.

O ministro aposentado do Superior Tribunal de Justiça (STJ) José Cândido de Carvalho Filho é oriundo do Tribunal Federal de Recursos (TFR), onde atuou no STJ desde sua instalação, em 1989, até 25 de abril de 1994 – ano em que se aposentou aos 70 anos.

O velório ocorreu nesta sexta-feira, dia 26, no Crematório Jardim Metropolitano, em Valparaíso de Goiás/GO, cidade de 160 mil habitantes, onde morava atualmente.

Nascido em Boa Viagem/CE, em 13 de abril de 1924, o magistrado graduou-se na Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em 1950. O ministro tinha sido anteriormente licenciado em História pela Faculdade de Filosofia da mesma universidade. Em 1965, obteve o título de doutor em Direito Penal.

Antes de entrar na carreira jurídica, José Cândido foi deputado da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) por duas legislaturas seguidas, de 1959 a 1966.

No ano seguinte, 1967, tornou-se juiz federal naquele estado. Em 1969, assumiu o cargo de ministro suplente do TFR e, no mesmo ano, tomou posse como juiz efetivo do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia.

A partir de 1980, José Cândido atuou como ministro efetivo do TFR, onde exerceu a Presidência da Segunda Seção. Foi corregedor-geral da Justiça Federal no biênio 1987-1989. Presidiu a comissão responsável pelas obras dos cinco Tribunais Regionais Federais criados pela Constituição de 1988.

Após a posse no STJ, no qual presidiu a Sexta Turma e a Terceira Seção, foi ministro substituto e efetivo do Tribunal Superior Eleitoral e corregedorgeral da Justiça Eleitoral.