Artigo

ALI realiza Sessão da Saudade em homenagem a João Hygino Filho

Com proposta de eternizar sua memória, ressaltando os méritos que possuía enquanto pessoa, profissional e acadêmico, a Academia de Letras de Ilhéus (ALI), na noite do dia 30 de maio do ano em curso, realizou “Sessão da Saudade” em homenagem ao confrade João Hygino Filho, que era poeta, advogado, jornalista e membro da “Casa de Abel”, onde ocupava a Cadeira nº 1, falecido no último dia 8 de março.

A sessão foi aberta e conduzida pelo ACADEMIA DE LETRAS DE ILHÉUS ALI realiza Sessão da Saudade em homenagem a João Hygino Filho E-mails: direitos@jornaldireitos.com e vercil5@hotmail.com Espaço das ACADEMIAS *Vercil Rodrigues Advogado, professor e jornalista. Autor dos livros “Breves Análises Jurídicas” e “Analises Cotidianas” (Direitos Editora), Membro do Instituto Histórico e Geográfico de Ilhéus; Membro-fundador e Vice-presidente da Academia Grapiúna de Letras (AGRAL), Membro Idealizador-fundador e Vicepresidente da Academia de Letras Jurídicas do Sul da Bahia (ALJUSBA) e Membro da Academia de Letras de Ilhéus (ALI). presidente André Rosa, com leitura e belas homenagens do escritor e jornalista Antônio Lopes, que falou da vida e da obra de João Hygino Filho, do vice-presidente da ALI, o historiador e professor Carlos Roberto Arléo Barbosa, contando com a presença de familiares, amigos, a exemplo de Dr. Setúbal que lembrou da sua passagem pela CEPLAC e da professora Maria das Graças Pereira, filha do saudoso confrade Edgar Souza, que recitou em homenagem ao imortal João Hygino, poema que este fez para o seu pai.

O saudoso imortal João Hygino Filho, que partiu deixando sete filhos e dez netos e dois bisnetos, todos representados pelo poeta e Juiz de Direito – Dr. Antônio Carlos de Souza Hygino, que prestou emocionante e especial homenagem ao pai.

Na oportunidade, outros saudosos confrades foram lembrados, Francolino Neto, Dorival de Freitas, Janete Badaró e o decano e último fundador vivo da ALI, José Candido de Carvalho Filho (Cadeira 39), falecido no dia 24/4. Foi uma noite para confraternizar com boas recordações e lembranças agradáveis.