Artigo

Antônio Carlos de Souza Hygino toma posse na Academia de Letras de Ilhéus

O magistrado Antônio Carlos de Souza Hygino, da 5ª Vara Cível da Comarca de Itabuna, é o mais novo imortal da Academia de Letras de Ilhéus (ALI). A solenidade de posse aconteceu na noite de sexta-feira, 18/10, às 19h30min, na sede da entidade, centro de Ilhéus.

Dr. Antônio Hygino, ocupa agora a Cadeira nº 1, que tem como patrono Afonso Costa, fundador Carlos Monteiro e que era ocupada até o dia 8/3/2019, pelo poeta, Dr. João Hygino Filho, seu pai.

A emocionante cerimônia, presidida pelo acadêmico-presidente André Rosa Ribeiro, contou com a presença de membros da “Casa de Abel, como é conhecida a ALI – fundada no ano de 1959, familiares do empossado, amigos, autoridades civis, militares e política, além de representantes da Maçonaria, Lions, Rotary, CDL, ACI e OAB – Subseção de Ilhéus, bem como de representantes da Academia de Letras Jurídicas do Sul da Bahia (ALJUSBA) e da Academia Grapiúna de Letras (AGRAL), da imprensa regional, a exemplo da direção dos jornais DIREITOS e O COMPASSO, dentre outros.

O novo acadêmico é natural de Porto Seguro. Ingressou na Magistratura em 1990. Como magistrado, exerceu suas atividades judicantes em Itacaré, sua primeira comarca. Trabalhou também em Ilhéus, Ubaitaba, Aurelino Leal, Pau Brasil, Camacan e Porto Seguro, como Juiz Substituto. Foi Juiz em Una e Buerarema.

Foi professor de Direito Civil e Processo Civil da Universidade Estadual de Santa Cruz. É especialista em Direito Processual Civil pela referida instituição. É também autor de diversas crônicas, artigos e poemas, alguns deles publicados em jornais e revistas. Em fase de conclusão estão dois romances: “O Pretor” e “Não fui eu”.