Artigo

‘Natal é hoje, e basta’

Estamos às vésperas do Natal, e o Advento é um momento de preparação para que o Senhor entre em nossa vida.

São Bernardo nos fala de uma vida íntima intermediária com Deus, um caminho que nos leva da primeira à segunda vinda de Cristo. A primeira nós não vimos e a segunda não sabemos quando será; mas a terceira é essa que vivemos, em que o Senhor vem ao nosso encontro em todos os momentos e está presente em cada pessoa humana.

Precisamos estar prontos e preparados para entrar no santuário com o Senhor e acolhê-Lo para que Ele possa entrar em nossa vida a cada dia, em cada acontecimento do nosso dia-a-dia. Há situações privilegiadas em que Deus está conosco, como a Eucaristia, mas o Senhor também quer se fazer presente em nossas casas, especialmente nas pessoas que fazem parte da nossa vida e que são difíceis por causa do temperamento delas, dos vícios e dos caminhos pelos quais optaram.

Deus está no real, no concreto da vida. O Natal acontece diariamente, Jesus vem a cada dia, a cada momento, na situação concreta que você está vivendo. Ele estará ao seu lado também para lhe dar coragem. Temos de acreditar e acolher esta verdade.

Muitas vezes, não acreditamos no Deus que está conosco em nossos momentos concretos, acreditamos muito mais em nós mesmos e em nossas emoções. Meus irmãos, é Natal. Não apenas no dia 25, mas também hoje, porque o Senhor está vindo a nós pela Palavra e pela Eucaristia! Tudo depende de acreditarmos e acolhermos isso. No dia de hoje, em diversas ocasiões, acontecerá o Natal, porque para Deus nada é impossível. Basta você acreditar. Cabe a você dar o primeiro passo.

O Senhor está lhe dizendo: “Eu vim não para os justos, mas para os pecadores”. Então, acredite, Ele está visitando os seus filhos. Deus cria situações para entrar na sua vida. Ele é o Rei glorioso, mas a porta do seu coração só se abre por dentro, por isso, só depende de você abri-la para Ele entrar. É tão fácil.

Ninguém deve esperar tornar-se bom para ir ao encontro do Senhor. É preciso dar o primeiro passo, e na hora em que você o der, Deus virá correndo ao seu encontro. Ele está esperando por você, por seus entes queridos.

O Senhor está em cada passo de sua vida, em cada pessoa que você encontra. Ele quer fazer Natal na sua vida e na vida de todos. Não desanime, dobre os seus joelhos! O Senhor está insistindo para que você faça isso.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.