Artigo

As cefaleias

A dor, embora desconfortável, é um sinal de alerta, de que algo errado está acontecendo no organismo. Os estudiosos reputam a dor renal como a pior, entretanto a dor de cabeça é a mais perturbadora e incapacitante. Já se catalogou cerca de cento e cinquenta espécies de dor de cabeça. As pessoas ansiosas, nervosas, vingativas têm dificuldade de lidar com ela. Por outro lado, pacientes que estão de bem com a vida, conseguem enfrentar as dificuldades do dia a dia, contornar os probleminhas, administram melhor a cefaleia.

Na meningite, além da dor, ocorre endurecimento do pescoço, náuseas e vômitos. No tumor cerebral, a depender da localização da tumor ação, varia a intensidade dolorosa. A dor na face está geralmente relacionada à inflamação dos seios sinusais, a inflamação do nervo trigêmeo, a um problema dentário…

Felizmente, a cefaleia está ligada, via de regra, a doenças não graves. A enxaqueca é uma das queixas mais frequentes e varia a sua intensidade de paciente a paciente. Este, além da dor, relata náuseas, vômitos, distúrbios oculares. Entretanto, a enxaqueca pode apresentar um único sinal que é a dor numa parte da cabeça. Geralmente, o doente procura o médico que, através da história clínica e de outros procedimentos, fará o diagnóstico. Se a dor for de origem ocular, será encaminhado ao oftalmologista; se for renal, ao nefrologista; e assim por diante.

A etiologia, sendo tumoral, caberá uma intervenção cirúrgica. Nas dores crônicas como na enxaqueca, o tratamento será através de analgésicos. Há quase duzentos anos, descobriu-se o valor terapêutico da aspirina, o AAS, originariamente, obtido do salgueiro. Com o desenvolvimento da Química, hoje, aquela substância é sintetizada. O analgésico, com o tempo, vai perdendo sua eficácia. É preciso aumentar a dose ou trocar de analgésico. Quem suporta a dor? O poeta João Cabral de Melo Neto sofreu durante cinquenta anos de enxaqueca. Segundo um depoimento seu, algumas vezes, ingeria todo dia doze comprimidos de aspirina. Em homenagem ao medicamento, dedicou-lhe um poema.

O preceito do médico será curar quando puder, mas consolar sempre.