Artigo

Mensagem Natalina

A cristandade comemora esperançosa em todos os recantos do mundo, a vinda à terra, do menino Jesus. O filho de Deus, uma das três pessoas da Santíssima Trindade, nascido sem o pecado original, como nos acostumamos a ouvi e aprendemos desde os primeiros bancos escolares. Embora o Brasil seja um país laico, sem vinculação religiosa com o Estado, as maiorias das escolas, com exceção das escolas públicas, sempre adotaram uma linha religiosa e, nessa linha, aprendemos a adorar a Santíssima Trindade e mais, a comemorar com ardor e esperança redobrada, o nascimento de Jesus Cristo.

Muito ente existe que não tem amor pelos festejos natalinos e até chega a odiá-los, quase nunca por motivos religiosos, mas sob a acusação de tratar-se meramente de um acontecimento puramente comercial, lembrando-se apenas dos presentes que são distribuídos na ocasião, principalmente para as crianças, que acreditam em Papai Noel, lembrando os presentes trazidos pelos Reis Magos para o recém-nascido, e que constou de ouro, incenso e mirra, como em sabemos, o que ocorreu seis dias após o nascimento.

Considerando este fato, países como a Espanha, por exemplo, não comemoram com tanta alegria e amor o dia 25 de dezembro, como comemoram o dia 6 de janeiro, dia em que são distribuídos os presentes. Nesse dia, as ruas espanholas enchem-se de gente e de carros (caminhões) carregados de bombons que são lançados nas calçadas às toneladas para alegria da criançada. Na mesma noite são entregue pelo “PAI NATAL” os presentes pedidos pela criançada.

Se é verdade que a data agita o comércio, enfocando agora o esquecimento da religião, também é fato que a religiosidade domina as festas em homenagem ao Menino Deus, em todas as com unidades religiosas e igrejas há ofícios, reuniões, cânticos, assim como nas residências as famílias se reúnem, entoam cânticos próprias da época e dirigem-se ao Alto em louvores e pedidos a Deus.

Lamentavelmente, com o alastramento da pobreza, nem todos os lares podem fazer estas comemorações, o que não os impede de abrigar os familiares, ainda que em uma confraternização a mais simples possível. Não há, portanto, somente a parte profana do Natal a ser comemorada, mas e com mais força até, encontram-se a parte religiosa.

Com estas palavras, desejamos a todos os clientes, amigos, colegas e colaboradores, um Natal feliz e que o no ano próximo possam realizar todos os seus sonhos e desejos.