Artigo

Caetano? Nem Freud explicaria!

Tem seres que são inexplicáveis por natureza! E, um deles, talvez o único que tive oportunidade e privilégio de conhecer e conviver, é Caetano Emanuel Viana Teles Veloso.

Suas genialidades podemos presumir que tenham vindo desde que era um simples espermatozoide que, sem pressa, somente usando da sua capacidade de convencimento, todos os outros deixaram que ele fosse à frente e se alojasse no óvulo mais aconchegante e pudesse tranquilamente, ficar aguardando nove meses para botar a cabeça no mundo e revolucioná-lo.

E o mais curioso é que ele já nasceu adulto, pois sua infância sempre foi respeitada pela sua capacidade e tirocínio, demonstrando uma visão bastante aguda para detectar as coisas graves. Nunca foi um ser diferente, pois era único e não podiam traçar parâmetros!

Embora tenha crescido como todos os seres normais, seu maior crescimento era mental e ocular. Além dos 360 graus que enxergava em sua volta, criava em sua fértil mente premonições inacreditáveis e utópicas para nós pobres mortais que, muitas vezes, graças a nossa ignorância, não levávamos a sério ou dávamos a importância devida.

Tempos depois esse comportamento foi denominado de vanguardismo, e nós, ridiculamente e escabreados, comprovamos suas razões.

Quando ele disse que dois e dois são cinco, por pouco não foi mudada a conceituação matemática. Mas, não deixou de fundir algumas cabeças, já habituadas as suas declarações aparentemente sem pés nem cabeças, porém, com corpos poéticos e literários deslumbrantes, acompanhadas de doçuras musicais.

Suponho que, mesmo para mim que convivi com ele desde a infância até os dias de hoje, com raízes fraternas, carinhos e confidências recíprocas, não tenho as mínimas condições de explicá-lo. Pois, os gênios não têm explicações!

O mínimo que podemos fazer é reverenciá-lo, ouvi-lo, admirá-lo e agradecer a Deus por ele existir.