Artigo

Mulher

Tomara que seja menina! É a torcida de oito entre dez mães, e pelo menos cinco entre dez pais. Por que será? Mulher é mais companheira, é mais meiga, é mais obediente… Mulher dá pra enfeitar, é mais sensível, é mais cativante. Mulher é mulher, oras. Não se tem muita explicação para preferências, afinal, gosto não se discute. Recorda a música: “olha que coisa mais linda, mais cheia de graça…”. Mulher é mais, nunca menos. Mulher vem pra somar não diminuir. Mulher é guerreira e ai de quem desafiar essa fortaleza. Dona de encantos incontestáveis, a mulher vem ganhando espaço desde que o mundo é mundo. O Criador que o diga, afinal, ele fez Adão, mas percebeu que o mesmo só seria feliz junto de Eva. Lá vem a mãe dos viventes com toda a sua sedução encantar Adão e povoar o mundo.

De lá pra cá, tantas mulheres notáveis, corajosas, pacientes, resignadas, amorosas, servis, batalhadoras, humanas, idealistas, caridosas… Não há como imaginar o mundo sem as mulheres… O seu sorriso, o seu perfume, o seu olhar maroto. Mulher é tudo de bom pra afastar a solidão; encher o ambiente de conversa, som, vivacidade. Melhor que abraço de mãe em noite de medo não conheço. De mãos dadas no namoro que se inicia é motivador. Olhos nos olhos depois de um deslize faz corar. Sorrindo acordada é a confirmação de ter acertado. A mulher é cheia de mistérios insondáveis e, por isso, única, sempre.

Com os olhos ela chora, vê, interroga, sonha, comunica. Com a boca ela come, ri, beija, grita, elogia. Com as mãos ela brinda, acarinha, trabalha, desenha, alimenta. Com o coração ela ama, ora, apaixona, perdoa, renuncia. Com o corpo ela brinca, encanta, seduz, gesta, amamenta. Ela passeia por todos os sentidos e pressente o que outros não conseguem perceber. Educadora, guia os passos que governarão o amanhã. É certeza de acolhida, porto seguro, aconchego. É quem está antes, durante, depois… Regando sonhos, plantando esperanças, colhendo o que florescer. Investe no improvável, acredita no impossível, resgata o irrecuperável.

A todas as mulheres, minha homenagem. Avós, mães, filhas, netas, amigas. Somos de fato especiais. Vocacionadas instintivamente para amar. Apresentar nomes seria injusto com tantas mulheres batalhadoras, porém anônimas. Mulheres que levantam cedo, que criam seus filhos e também outros filhos. Mulheres que choram diante das injustiças e oram pela conversão dos corações endurecidos. Mulheres que passam as noites em claro nos hospitais ou mesmo em casa, ansiosas por notícias que tardam e nem sempre são as desejadas. Mulheres que abrem mão de seus sonhos para favorecer a tantos outros. Parabéns mulheres! Vocês merecem ser reconhecidas não apenas no dia internacional da mulher, mas em todos os dias em que alguém escolher acreditar no amor!