Artigo

Minha pátria é minha língua

O poema Língua de Caetano Veloso   usado como letra da Escola de Samba do Rio de Janeiro Mangueira, é a referência usada para nosso texto da semana. Dia dez de junho é conhecido como o dia da língua portuguesa. A língua não se congela. Ela é viva, pulsante, então a ideia que tenho é que é possível entender melhor a vida do nosso país por meio do idioma e faz sentido tentar compreender os fenômenos da língua por meio da realidade: A língua portuguesa é nossa principal ferramenta de comunicação, base para tudo o que aprenderemos e poremos em prática.

Daí a necessidade de cada profissional das letras definir sua noção de como melhor fazer entender e aproximar do falante a gramática, a interpretação de texto, as possibilidades da língua.

As palavras são e fazem parte do nosso repertório. Elas compõem a língua. Se buscarmos o conceito de língua no dicionário, veremos a valorização que se dá à palavra. Cada um vai dar seu sentido mas formando um núcleo comum. Expressões são um aglomerado de palavras sem formação específica e sem equivalência de palavras isoladas.

Antes elas surgem exatamente porque não há palavras próprias ou locuções para expressar o que elas, as expressões, comunicam. Em “você já tinha falado dez vezes isso!” e “As torres foram derrubadas há uns dez anos”, os elementos destacados são expressões e não locuções, uma vez que não seguem o padrão de formação das locuções adverbiais: preposição mais substantivo. A nossa língua não congela é viva. Já as locuções como o próprio nome diz, são formações com duas ou mais palavras e só valem no seu todo semântico e não nos seus elementos isolados que as compõem, o que falarmos para um tipo de locução vale para todas as demais.

Há muitos casos em que a locução adjetiva, geralmente formada pelas preposições SEM e DE mais um substantivo, substitui o adjetivo, mas tem plena equivalência com ele. Assim, exemplificando “amor de mãe,” esse “demãe” essa é uma locução que encontra total equivalência no adjetivo correspondente: “maternal”. A língua portuguesa é pulsante.

Muitos fatores disputaram, desde o descobrimento, para fragmentar a língua portuguesa de Caminha em dialetos brasileiros: extensão territorial, precariedade de comunicação, nível rudimentar da educação dos colonos, diversidade tribal afro-indígena.

Porém a literatura e mídia declaram que sobrepaira na diversidade atual um dialeto minoritário associado a prestígio e poder.

A língua evolui, preferivelmente, mas em processo similar ao de leis e costumes, conducente à assimilação gradual das mudanças.  Estabilidade de padrões é indispensável à organização social, os pontos de justificar coerção do Estado:  pense na moeda e no sistema métrico.

Neste seu aniversário, Língua Portuguesa almejamos conciliar duas instâncias do conhecimento de forma leve e consistente, valendo-se de artigos resumos e exemplos, que apesar de não esgotarem o tema em sala de aula e além de sinalizar um caminho viável para o aprendizado. A outra instância constitui-se num esforço retórico e didático aproximar o ensino de gramática do dia a dia dos estudantes.