Artigo

Soroterapia

Soroterapia é o tratamento de doenças infectocontagiosas usando soros e vacinoterapia é o tratamento usando vacinas. Hoje, abordaremos só o uso de soros, deixando o emprego das vacinas para o próximo artigo.

         O soro, que é produzido no organismo do doador e já está pronto, ao ser transfundido ao receptor dará a este uma imunização imediata, porém fugaz, durando entre dez a quinze dias. Já a vacina, introduzida no receptor não lhe dará proteção imediata como o soro, mas ela será duradoura.

         No passado, o tratamento de doenças infectocontagiosas por soros foi muito usado. Hoje, praticamente, seu uso está restrito aos acidentes com animais peçonhentos. Neste campo da medicina deve-se muito a Vital Brasil Mineiro da Campanha. Este médico mineiro, penalizado pela situação de trabalhadores rurais picados por cobras venenosas, iniciou, logo ao se graduar, pesquisas para a obtenção de um soro que neutralizasse a toxina ofídica.

        Vital Brasil, lendo trabalhos de pesquisadores franceses, iniciou suas pesquisas, injetando pequenas doses de veneno de cobras em cavalos preparados para os experimentos. Com a aplicação gradativa do veneno, o cavalo reagia, fabricando anticorpos, substâncias que neutralizariam o veneno. Uma espécie de mitridatização. Ao fim de três meses, retirava-se do cavalo uma certa quantidade de sangue, rico em anticorpos. O sangue, após ser submetido a vários processos de purificação era acondicionado em ampolas.

         Para a fabricação do soro leva-se em consideração a especificidade. Assim, Há soros para neutralizar venenos de escorpiões, aranhas e cobras. Para as serpentes são produzidos três tipos de soros, a saber: o antibotrópico para cobras do gênero botrops como jararaca, urutu, jaracuçu etc.; anticrotálico para picadas de cascavel e o polivalente para os gêneros botrops e crotálico.

          Um paciente, ao ser ferido, deve-se aplicar-lhe o soro antitetânico que lhe conferirá uma imunização imediata. A seguir, lhe serão injetadas três doses espaçadamente da vacina antitetânica que lhe conferirá uma imunização de dez anos.          No próximo artigo, como já referimos, falaremos sobre as vacinas.