Artigo

Descartes de entulhos

Meu vizinho constantemente está fazendo reformas em seu apartamento, ocorre que os descartes dos entulhos são colocados nas áreas livres do prédio, especialmente na garagem, e lá permanecem durante semanas, enfeados e empatando o deslocamento dos carros e das pessoas. O que podemos fazer para evitar esse problema? Carlos Claudemiro.

            A disposição de objetos nas garagens é uma das principais reclamações quando o assunto é o que pode e o que não pode nos condomínios. Esse tipo de reclamações só perde para as questões envolvendo os animais de estimação, líder das reclamações e dos desentendimentos entre os moradores de condomínios. Mas o que fazer para evitar que esse espaço seja sobrecarregado por entulhos ou lixos para continuar organizado e limpo?

            É consenso entre as administradoras de condomínios e síndicos que a garagem seja utilizada somente para a sala atividade-fim, que é o estacionamento de carros e motos. E, para impedir a disposição de objetos, móveis velhos ou lixos, é necessário manter uma vigilância e aplicar multas para os condôminos que descumprirem as obrigações.

            Não existe uma lei que disponha sobre o assunto, mas normalmente, as convenções condominiais, elaboradas com a participação dos moradores e aprovadas por eles em assembleia, preveem que as garagens não podem ser usadas como espaço para guardar entulhos. Os responsáveis pela criação do documento não devem deixar de prever que, em caso de descumprimento, deve ser aplicada uma multa.

            Mas o bom senso pede que antes de impor a multa, é importante estabelecer um prazo para a retirada, isso se não for reincidência.

Os especialistas alertam que os moradores devem arcar com a retirada dos objetos, mas muitos não concordam em arcar com as despesas. Nesse caso o indicado é aplicar a multa ao morador que responsável.

            A disposição de objetos ou entulhos na garagem não compromete apenas a imagem do local, que acaba ficando desorganizado. Colocar objetos ou entulhos nesse espaço, muito mais do que prejudicar a organização, pode comprometer a limpeza e a segurança do condomínio, caso sejam colocados materiais infláveis por exemplo.

            Como solucionar o problema, pelos menos dos objetos? Uma das alternativas para aproveitar o espaço para guardar objetos é criar armários na própria garagem ou então e alguma área comum do condomínio. Mas, para isso, é preciso falar sobre o assunto com os moradores, em assembleia, e estabelecer como serão os mesmos.

            Mas seja qual a decisão, ou tentativa de solucionar tal situação, é importante que essas decisões sejam tomadas em conjunto, porque todos tem o direito de opinar.