Artigo

Medicamentos

Os medicamentos são usados pela Humanidade desde épocas imemoriais. No passado, as pessoas, acometidas pela dor, buscavam o xamã a fim de que este as curasse de seus males ou aliviasse-lhe as dores.

          Certa vez, um paciente, apresentando inchação e dor nas articulações, procurou um médico que lhe receitou chá das cascas de salgueiro. Para surpresa do médico, duas semanas depois, o paciente não tinha mais dor e edema. A casca do salgueiro entrava na farmacopeia como um excelente anti-inflamatório.  Anos depois, daquela planta, com o desenvolvimento da química, isolou-se o ácido acetilsalicílico ou A.A.S ou Aspirina. Estava descoberto mais um medicamento que é hoje largamente usado. Hoje, conhecida a molécula da Aspirina, ela é sintetizada nas indústrias farmacêuticas. Todas as plantas que apresentam efeitos curativos são introduzidas no tratamento médico, após passar por vários testes de laboratório.

         Um medicamento para ser comercializado necessita ter sua dose mínima curativa.  A apresentação na forma de comprimido, suspensão ou injeção deverá ter quantos miligramas para que tenha efeito curativo? Abaixo da dose mínima não fará efeito ou acima dela poderá causar mal ao doente. Somente, através das pesquisas é possível chegar a uma conclusão.

          Inicialmente, a droga e´desconhecida pelo corpo humano. Poderá curá-lo ou prejudicá-lo ou até mesmo matá-lo. O homem é anima nobile (alma nobre). Então, os testes iniciais são feitos em animais. E mesmo assim, algo poderá dar errado como aconteceu, há alguns anos, com a TALIDOMIDA. Esta substância, inicialmente usada em macacas grávidas, não ocorreu nada de anormal. Entretanto, quando ela foi medicada em gestantes para aliviar-lhe a ansiedade, as crianças começaram a nascer com FOCOMELIA, condição em que há ausência de membros, principalmente superiores. Igualmente, faz alguns anos, um anti-inflamatório, que foi exaustivamente testado em laboratório, ao serintroduzido em clínica médica, começou aapresentar infarto do miocárdio.  Imediatamente, foi retirado das prateleiras das farmácias. Outro fator que ocorre muito com os antibióticos é a resistência bacteriana. Antibióticos que curavam doenças infecto-contagiosas, devido à resistência bacteriana, hoje, foram abandonados, ensejando a síntese de novos antibacterianos.