Artigo

Escolas, hospitais ou presídios?

Certamente, se for feita uma pesquisa criteriosa e bem traçada, teremos índices contraditórios, as similaridades nas três áreas será difícil, pois, cada brasileiro tem sua opiniãosobre as prioridades, achando que, alavancando ou ampliando certos setores, soluções serão sanadas imediatamente. Mas, sabemos todos, ou deveríamos saber que não existem tomadas de posições e projetos em qualquer setor, que se consigam resultados concretos imediatamente. Principalmente e lamentavelmente nas administrações públicas, onde para fazer um projeto andar, ser aprovado depois de contestações e emendas, acordos partidários, liberações de verbas, licitações, etc., a demora é tamanha que, antes do início das referidas obras, já surgiram vários outros problemas tão graves quanto, desviando as atenções não só dos políticos como, lamentavelmente, do próprio povo reivindicador!

É obvio que as três vertentes são altamente importantes, num país que cada dia precisa ser mais bem educado para melhorar o nível qualitativo de sua população, impulsionar progresso, preparar educadores responsáveis e comprometidos, pensando obter no futuro frutos invejáveis e respeitados mundialmente. A educação é a base de tudo em nossas vidas, pois, através dela e com ela, galgamos os maiores obstáculos chegando a realizar nossos sonhos de cidadania e o desejo de transmitir os saberes adquiridos! Meus respeitos aos professores serão sempre eternos, principalmente para aqueles que, mesmo com remunerações aviltantes, se sacrificam com suas labutas diárias!

Partindo para a saúde, outra área de igual valor, já que uma alimenta as mentes, formações e profissionalismos, a outra cuida do corpo e da alma. Percebe-se claramente que ambas são de grande importância no contexto geral da vida. Temos, sem nenhum favor, encará-las como igualitárias! Porém, como citamos acima, todas as operações lentas, demoradas e falta de interesses políticos de uma expressiva gama de homens, que apenas estão comprometidos com os seus interesses, sempre são mudadas as administrações, mas a metodologia e desempenhos são sempre repetidos como se fosse a mecânica normal do condenável sistema!

E, infelizmente, pela falta abundante da educação e saúde, aliada ao desemprego, falta de moradia, segurança claudicante com infiltrações de bandidos, corrupções, peculatos, avanço mundial na distribuição e venda de drogas e prostituição, ampliamos a criminalidade de tal forma, que já não temos onde colocar essa quantidade gigantesca de marginais. Ainda tendo que enfrentar uma justiça que se baseia em leis obsoletas que, propositadamente no passado, já deixaram as brechas como válvulas de escape para aqueles que têm condições financeiras para utilizá-las. Por outro lado, pelo número avantajado de prisões, com a falta de vagas a justiça também é obrigada a fornecer alvarás de soltura para muita gente que não merece que, imediatamente, voltam para a vida criminosa!

A verdade é que as três coisas são muito importantes, assim como centenas de outras, e nós temos que ficar gritando por socorro nas ruas, servindo de “acarajés e abarás” para os policiais nos encherem de pimenta, achando que no “nosso” é refresco!