Artigo

O assalto!

-Pare em nome da lei! Gritou o policial para um homem que passava na calçada.

-O senhor está falando comigo?

-Isso mesmo. O senhor está preso por assalto a mão armada, minutos atrás a uma joalheria! Tire as mãos dos bolsos bem devagar e coloque-as sobre a cabeça.

-O senhor está louco! Disse o homem, tirando as mãos dos bolsos e mostrando que era bi-maneta, vitimado por um acidente. Eu não tenho mão e nem tenho arma. Deve haver um bruto engano da sua parte.

-A vendedora disse que o assaltante estava usando uma camisa vermelha, calça preta, sapato marrom e branco, bigode e cabelos grisalhos, uma bolsa tira-colo branca e tinha uma cicatriz na testa. E o senhor se enquadra perfeitamente nessa descrição.

-E cadê essa filha da puta?

-Vamos até a joalheria e ela vai conosco até a delegacia para prestar a queixa e depoimento. Dizendo isso, revistou o acusado não encontrando nada, disse: Eu não posso nem lhe algemar, pois, sem as mãos, você escapa e foge. Mas estou curioso como você fez para sacar a tal arma!

-Devo ter enfiado o revolver no cu e virado a bunda pra ela, enquanto com os cotocos dos punhos eu abria as vitrines e apanhava as jóias.

O policial não conteve o riso, mas, como começava a juntar gente, preferiu pegar o homem pelo braço e atravessar a rua em direção ao local do assalto.

O dono do estabelecimento já havia chegado, atendendo o chamado urgente da vendedora, e ela contava como aconteceu o fato, já que estava sozinha no momento da ocorrência.

Quando fomos entrando e ela nos viu, começou a tremer e gaguejar, apontando para o homem e dizendo: Foi ele! Ele me pegou pela blusa, meteu a mão em meu bolso, tirou as chaves das vitrines e com o revolver apontado pra minha cabeça. Eu fiquei morrendo de medo, pois ele estava com o dedo no gatilho e, como estava nervoso, tive medo que disparasse acidentalmente.

O homem, com os braços para trás, olhava a cara cínica da moça ao contar essa absurda história. Quando ela, depois de enxugar os olhos, olhou diretamente para o homem, este levou os braços a frente e mostrou para todos que não tinha nenhuma das mãos, apenas os braços que não iam além dos pulsos.

Ela tomou um susto tão grande e saiu correndo para o fundo da loja, já gritando que telefonassem para o seu noivo. Nessa altura, na porta via-se uma multidão de curiosos, loucos para saber o desfecho.

Sem entender direito o que estava acontecendo e a reação estranha da moça, o policial pediu ao dono da joalheria que fechasse a porta e eles iriam até o fundo, onde ficava o escritório, para poder interrogar a moça e esclarecer os fatos. Feito isso, a moça encolhida no canto, chorava desesperadamente e pedia que pelo amor de Deus, telefonassem para que seu noivo fosse imediatamente para lá.

-O que eu quero é que a senhora fale a verdade, já que vimos que se trata de uma mentira, toda estória que nos contou. E, soluçando bastante e cabisbaixa, ela começou a falar: Sei que foi uma loucura da minha parte, mas eu estava desesperada para casar e como meu noivo e eu não estamos em condições financeiras, resolvi forjar esse roubo para vender as joias e conseguir dinheiro para realizar o meu sonho.

-Mas, como a senhora acusou esse homem como o autor?

-Aconteceu que, meia hora atrás, ele estava parado aí em frente e eu gravei todas as suas características, imaginando que nessa multidão, seria difícil a polícia ou alguém localiza-lo. Mas, o castigo me pegou, pois ele estava com as mãos nos bolsos e não notei que ele nem as tinha.

Dito isso, o policial de acordo com o dono da loja, liberou o homem, apresentando desculpas, ficando aguardando o noivo que já estava a caminho e desconhecia totalmente essa atitude da mulher, para irem todos para o distrito policial.

O homem saiu bastante aliviado e disse pra si mesmo: Porra! Essa é a primeira vez que fico alegre por ter perdido as mãos naquele acidente, senão teria entrado numa fria desgraçada.