Artigo

O escritor Efson Lima é eleito para Academia de Letras de Ilhéus

O escritor Efson Lima foi eleito, ontem, dia 28/10, para fazer parte da Academia de Letras de Ilhéus (ALI). O escritor tem 37 anos, é natural de Itapé e aos 11 anos foi morar na cidade de Ilhéus. Atualmente reside em Salvador, onde trabalha. É advogado e professor universitário. Fez sua formação no ensino superior na Universidade Federal da Bahia, sendo bacharel em direito, em 2012, mestre e doutor na sequência.

A Carta indicativa do escritor para a Academia de Letras de Ilhéus teve a assinatura de doze membros da confraria e, na sequência, o documento foi subscrito pelos demais membros do sodalício, alcançando a maioria absoluta. O professor Efson lima vai suceder o editor Gumercindo Dórea, na cadeira nº 40. O imortal Gumercindo fundou a Editora e editou pela primeira vez, escritores como Rubem Fonseca, Nélida Piñon e Fausto Cunha, entre outros que figuram na literatura nacional.

O escritor Efson Lima teve uma infância pobre. Em Ilhéus, trabalhou com a mãe na Feira do Malhado.  Morou no Alto do Coqueiro e no Basílio.  Nas redes sociais, o indicado para ALI, disse que o “morro chegava à Academia”. O escritor sempre esteve próximo da área literária. Na Feira do Malhado, antes de enrolar os litros de dendê, que vendia, lia os jornais velhos compulsivamente. Foi um leitor assíduo de A Tarde, Correio da Bahia, Diário de Ilhéus, Agora, Diário do Sul  e A Região.

No Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães participou da fundação do grêmio e liderou o movimento para nomear o Grêmio Estudantil  com o nome do escritor Hélio Pólvora, ainda vivo o escritor. Na UFBA, com outros colegas, liderou o Projeto Conviver, responsável por promover a inclusão literária de jovens na universidade, sendo organizador de seis livros. É autor do livro “ Textos Particulares”. Tem inúmeros poemas publicados em diversas Antologias. Coordena o Projeto Bardos Baianos no Litoral Sul e é um dos criadores do Festival Literário do Sul da Bahia (FLISBA). É coordenador de assistência técnica e inclusão socioprodutiva na SETRE, no Estado da Bahia, sendo responsável pelos 15 Centros Públicos de Economia Solidária (CESOLs) na Bahia. Na Faculdade 2 de Julho foi coordenador de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, entre 2015/2021, criando diversos cursos de extensão e pós na área da cultura e da comunicação.

A Academia de Letras de Ilhéus foi fundada em 1959. É a mais tradicional do interior do Estado da Bahia. Foi fundada no auge da lavoura do cacau e teve participação efetiva de Abel Pereira, Nelson Schaun. Da Confraria fizeram parte escritores famosos, como: Jorge Amado, Adonias Filho, Jorge Medauar, Milton Santos, Sosígenes Costa e de juristas como Orlando Gomes. O mais novo imortal vai estar entre os escritores contemporâneos: Aleilton Fonseca, Cyro de Mattos, Ruy Póvoas, Luh Oliveira, Pawlo Cidade, Vercil Rodrigues, Jane Hilda Badaró, Geraldo Lavigne de Lemos e Neuza Maria Kerner. Ele também vai se encontrar com seus mestres: Arléo Barbosa, Edvaldo Brito e Ramayana Vargens. Agora, o escritor vai pertencer a Casa de Abel, como é chamada a Academia de Letras de Ilhéus.