Artigo

Academia de Letras de Ilhéus realiza solenidade de entrega da Comenda Rui Barbosa

Aconteceu na noite de sexta-feira, dia 19/11, a solenidade de entrega da comenda Rui Barbosa, honraria conferida pela Academia de Letras de Ilhéus (ALI) a duas instituições e uma personalidade. Na categoria Personalidade das artes, da cultura ou da ciência, a contemplada foi a Secretária Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, a professora doutora Adélia Melo Pinheiro. Na categoria Instituição Social ou Cultural, a Fundação Fé e Alegria, Movimento de Educação Popular Integral e Promoção Social, representada por sua coordenadora Josefa Soares dos Santos; e na categoria Instituição Pública, a Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, na pessoa do Magnífico Reitor professor doutor Alessandro Fernandes. Uma noite memorável, pelas merecidas honrarias concedidas, pelos discursos dos homenageados, pela emoção espelhada nos olhares das pessoas presentes.

A mesa alta foi composta pelo Presidente e pela Secretária Geral da Academia de Letras de Ilhéus, Pawlo Cidade e Jane Hilda Badaró, pela Secretária de Estado Adélia Pinheiro, o Magnífico Reitor da UESC prof.Alesandro Fernandes, o representante do Exército Brasileiro Coronel Rênor, Presidente da Fundação Pedro Calmon, Zulu Araújo, e o Secretário Municipal de Cultura Geraldo Magela, representando o Prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre.

A Secretária de Estado, Profa. Adélia, expressou a honra e o estímulo que sente em seguir jornadas de valorização e apoio a ciência, alegria e inquietude para estar sempre alerta à cultura presente, ancestral e futura, emoção e contemplação da vida através da arte. Agradeceu pela distinção e reconhecimento expresso através da Comenda recebida, e reafirmou seu engajamento, pertencimento e compromisso com Ilhéus – sua Terra- e o povo eu dela faz parte, tendo sempre como fio condutor os valores de humanidade e direitos que assegurem justiça social, qualidade de vida do coro físico e soacial, da vivência espiritual e da civilidade que inspira.

 Professora Josefa, coordenadora do Fé e Alegria, falou sobre a importância do trabalho social, e conclamou a todos no sentido de que agissem em benefício das comunidades carentes, dos jovens e todos aqueles que vivem em situação de dificuldade na nossa sociedade. Dois talentosos alunos da instituição – Emilly Santos Batista e William Silva Santos –  fizeram um momento de arte, uma bonita e impactante performance, cujo conteúdo abordou a questão da inclusão, ilustrou as dificuldades que os jovens encontram nos lugares mais precários e desassistidos, mas falou também da esperança. Aquele momento, por si, demonstrou, enquanto resultado de aprendizado e valorização do Ser Humano em formação, o valor do trabalho realizado pela instituição.

O Magnífico Reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz, ProfessorAlesandroFernandes, ressaltou a importância daquela instituição pública na área do ensino superior – vez que ao longo dos quase 30 anos de existência vem atuando na formação de brilhantes profissionais nas mais diversas áreas. Pelo compromisso que sempre teve com o ensino, a pesquisa e extensão, a UESC encontra-se no ranking das melhores universidades, tanto à nível nacional, quanto internacional. Ressaltou que a Comenda Rui Barbosa, ora recebida, é motivo de honra, e se deve ao empenho de todos os reitores que o antecederam, os(as) professores(as): Soanne Nazaré de Andrade, Aurélio Faria de Macedo, Altamirando Marques, Renê Albagli Nogueira, Antônio Joaquim Bastos, Adélia Maria Carvalho de Melo Pinheiro e Evandro Sena Freire, assim como do corpo docente – que possui grandes inteligências -, e dos servidores. Ressaltou ainda a importância das Academias de Letras para disseminar cultura e arte na sociedade. (Texto e fotos ASCOM ALI)