Artigo

Educador é o que ensina a refletir

Educar é viajar pelo mundo do outro, sem nunca penetrar nele. É usar o que sabemos e passamos para nos transformar no que somos.

O melhor educador não é aquele que controla, mas o que liberta. Não é o que aponta erros, mas o que os previne. Não é o que corrige comportamentos, mas o que ensina a refletir. Não é o que enxerga o que é tangível aos olhos, mas o que vê o intangível. Não é o que desiste facilmente, mas o que estimula sempre a começar de novo.

Educar é ajudar o outro a extrair de dentro de sí, o que há de melhor e ver a sua própria essência brilhando, do lado de fora.

Não é tarefa fácil, educar os outros e nem si. Somos diferentes uns dos outros e formar o ser humano exige dedicação e persistência e esvaziar-se dos preconceitos é a condição básica para aprender a aprender.

É preciso aprender e a ajudar a intuir, a ser criativo, a mergulhar para dentro, a sobreviver emocionalmente as tensões da vida e especialmente, a refletir.

Maria, a maior educadora da história, que educou Jesus, nos educa para a inquietação que leva à reflexão. Diante das situações que enfrentava, mesmo sem entender, Ela guardava as palavras do Filho em seu coração. As guardava como um tesouro, para depois apreciá-las, observá-las e penetrar em seu conteúdo grandioso e profundo.

Educar é refletir, é amar, é viver!

O melhor educador é aquele que aprende todos os dias e ensina a viver.