Artigo

Antibióticos

Desde os primórdios da humanidade, tem-se tentado curar as doenças infecciosas, ministrando aos doentes remédios retirados da natureza.  No início da década de trinta, foi sintetizada a sulfonamida, abrindo-se um amplo campo no tratamento daquelas doenças.

       Em 1929, Fleming, por acaso, descobriu a penicilina, mas, a comunidade científica não percebeu a importância da descoberta. Só após a Segunda Guerra Mundial, Florey e Chain descobriram um método para obter em grande escala a produção da penicilina, produto do metabolismo de um fungo. Fleming,Florey e Chain ganharam o prêmio Nobel de Medicina e fisiologia de 1950.

        Nos anos seguintes, diversos pesquisadores procuraram obter da secreção de fungos ou bactérias substâncias que inibissem o crescimento de micro-organismos causadores de doenças. E assim surgiram outras penicilinas, as cefalosporinas, eos macrolídeos, estes representados pela eritromicina e a estreptomicina. Este último antibiótico foi o primeiro a ser usado no tratamento da tuberculose. Depois vieram os aminoglicosídeos, as tetraciclinas, o cloranfenicol, este até hoje usado no tratamento do tifo.

      Há pessoas que estão constantemente adoecendo e outras não. Isso se deve ao sistema imunológico. Esse sistema é acionado logo que bactérias causadoras de enfermidade invadem nosso organismo. Os antibióticos ajudam o sistema imunológico, destruindo os micro-organismos.

         Como toda substância, depois de algum tempo, eles são excretados, diminuindo sua concentração no sangue, ensejando a reprodução dos germens. Daí, se conclui que é necessário o paciente ingerir outra dose do medicamento e que o tratamentonão seja interrompido  a fim de que não apareçam cepas resistentes do patógeno. Antibióticos, que no passado foram tão efetivos, hoje são inócuos. As bactérias criaram resistência a eles. Daí, a importância de não os ministrar indiscriminadamente.

          Em doenças graves, que ameacem a vida como tuberculose, meningite, septicemia, deve-se usar dois ou três antibióticos a fim de prevenir-se os casos de resistência bacteriana.