Artigo

Não há felicidade perfeita

Nós, muitas vezes, ouvimos a declaração de que o dinheiro não traz felicidade. E esta ideia traz implícita a questão de que alguma outra coisa irá trazer a felicidade, embora não saibamos o que realmente essa coisa séria. A maioria de nós está procurando “essa coisa” ilusória, seja através do dinheiro, do amor, do trabalho das buscas espirituais ou, se as coisas ficarem muito difíceis, através até mesmo do álcool ou das drogas, porque tudo é busca de felicidade. Olhe para a sua própria vida por um momento e veja se encontrar essa coisa que o fará feliz é o que te impulsiona? O fato é que nós não temos a receita de felicidade e também não temos a receita da felicidade perfeita, que é aquilo que muitos pensam ser possível conquistar.

O que queremos dizer com felicidade? Normalmente ela representa um certo estado emocional, um sentimento de paz de alegria, contentamento, satisfação que podemos ter experimentado em breves momentos de nossas vidas e que desejamos experimentar permanentemente. Mas acho que, de certa forma, isso é um mito, um conto de fadas que nos mantém correndo em círculos, tentando atingir uma meta que é inatingível, ou seja, a da felicidade permanente, a da felicidade perfeita. Mesmo rodeado por tudo que um dia você possa precisar, você pode ainda experimentar estados emocionais sobre os quais você não tem controle e essa é uma ideia importante. Nós não controlamos a vida como a gente quer, mesmo se você se isolasse em um lugar maravilhoso, rodeado por tudo que um dia você precisa e deseja, e meditasse todas as horas em que estivesse acordado, seus hormônios poderiam ainda desencadear estados emocionais sobre os quais você não teria controle e provavelmente você se sentiria triste e sozinho.

A questão é: nossa experiência emocional não é algo que possamos controlar completamente e ainda assim a maioria das pessoas da nossa cultura acredita inquestionavelmente que a meta definitiva é ser feliz 24 horas por dia e sete dias por semana. Se é assim que nós definimos o nosso sucesso, estamos provavelmente nos preparando para o fracasso. A felicidade está sempre misturada com tristeza, angústia, sofrimentos… Felicidade tem que rimar com tudo aquilo que acontece na vida. Quem pensa em encontrar uma felicidade perfeita está, também, pensando que pode controlar-se e controlar tudo. E isso não é verdade. Reflita sobre isso!

Desejo que seja feliz aprendendo a lidar com tudo o que acontece!