Artigo

Um homem inesquecível!

Nossa memória sempre grava as coisas que nos deixam fascinados, embevecidos, assim como, as que nos deixam extasiados e surpresos por ver fatos incríveis e dignos de nos deixarem completamente hipnotizados com uma dessas ações provocativas! Mais que justo, guardamos as lembranças que na época não entendíamos as razões, hoje já com nossas mentes mais abertas e esclarecidas, conseguimos assimilar e admitir algumas atitudes, mesmo ainda não sendo completamente absolvidas e incorporadas aos hábitos e costumes.

Todos esses sentimentos e lembranças me foram causados pelo meu velho e saudoso amigo Totonho Guimarães, que viveu intensamente seus 98 anos de idade, fazendo as maiores peripécias tanto nas áreas comerciais, industriais, políticas, sociais, e por que não dizer, nas respeitáveis vertentes religiosas! Sujeito eclético nas suas desenvolturas, tendo a facilidade de num passe de mágica, criar uma nova situação ou sanar de forma duvidosa e estranha, qualquer das suas armações implantadas em seu único benefício. Ninguém conseguia odiá-lo, pois era de uma simpatia e carisma tão grande que deixava todos conformados aceitando, mesmo não concordando, as loucuras do velho Guimarães.

Sua mente era tão criativa e inventiva que seus métodos aplicados eram por todos até admirados em função de como ele chegava às armações dos seus planos. Eu, saindo da juventude, via e ouvia suas aventuras através dos mais velhos e notava que, mesmo quando o condenavam, uma expressão de riso e admiração se estampava nos lábios, demonstrando uma discreta admiração pela sua coragem, engenhosidade e metodologia na arte de enganar! Podia-se, tranquilamente, ser considerado um grande perito na arte da enganação. Alguns chegavam a dizer que ele se utilizava de um tal “magnetismo” que deixava as pessoas atordoadas e aí aplicava seus golpes sem que percebessem suas legítimas intenções. Um novo e perigoso Rasputin que havia reencarnado em Guimarães. Teve uma virtude, pois jamais usou de violência com quem quer que fosse. Um verdadeiro gentleman!

Mesmo não querendo ser prolixo, se eu fosse enumerar ou expor exemplos das suas malabarísticas aventuras, várias páginas seriam poucas, para citar alguns fatos e suas consequências. Prefiro que vocês coloquem a imaginação para funcionar e formatem em suas mentes uma figura extremamente inteligente, engenhosa, agradável e enganadora em todos os sentidos. Quando morreu, seu enterro foi um dos maiores acontecimentos, cujo cortejo fúnebre foi ultra concorrido. Não sei se eram de admiradores ou de pessoas que ele havia enganado de alguma forma que, cautelosamente, estavam ali para ver se o homem tinha morrido mesmo ou se tratava de alguma nova trama espírita!

Hoje temos tantos Guimarães, que meu amigo não é esquecido por ter sido um dos precursores!