Artigo

Resfriados, bronquites, pneumonias…

É comum no inverno aparecerem certas doenças ligadas ao aparelho respiratório. Isto ocorre por diversas causas tais como pólen de flores na atmosfera; as pessoas, para se protegerem do frio, fecham portas e janelas, se confinando nos aposentos onde praticamente não há circulação do ar. As pessoas fortemente atópicas ou alérgicas, para evitar inalação de alérgenos poderiam usar máscaras ao sair à rua. Independente de ser alérgicas ou não deveriam usar agasalhos e de vez em quando abrir janelas e portas para facilitar a circulação de ar em suas residências.

          Espirros constantes, lacrimejamento, nariz entupido devido ao edema nasal e conseqüente produção de secreção, falta de ar são alguns sintomas ligados às alergias tais como asma, rinite, sinusite alérgica etc. Já a tosse produtiva, aquela onde há secreção de muco amarelado ou esverdeado, falta de ar, dor no peito, febre, dores musculares são sintomas que nos conduzem às doenças do aparelho respiratório inferior com comprometimento da traqueia, brônquios, bronquíolos e pulmões.

O comprometimento dos brônquios causa seu edemaciamento ou inchação, com secreção, dificultando as trocas gasosas. Igualmente, os alvéolos pulmonares afetados vão conduzir à dificuldade nas trocas gasosas ou seja na inspiração do oxigênio e na expiração do gás carbônico.

          Com o cansaço, as dores musculares forçam o paciente a procurar o leito a fim de diminuir o gasto de energia. Como existe perda de água, o paciente deve ser hidratado. Se a doença for de fundo alérgico, o médico deverá receitar medicamentos sintomáticos tais como broncodilatadores que vão diminuir o edema dos brônquios, anti-histamínicos, corticoides etc. para amenizar o desconto do doente. Se a enfermidade tiver fundo infeccioso, além de analgésicos, broncodilatadores, se usará antibióticos estes representando os remédios principais no tratamento nas doenças infecto-contagiosas do aparelho respiratório.

          Doenças graves que ameaçam à vida como as pneumonias serão melhor tratadas em regime de internação hospitalar bem como os casos graves de asma.

          Algumas pessoas pensam que as bronquites evoluem para a tuberculose. É falso. As enfermidades têm muito a ver com o sistema imunológico do doente. Quando o sistema imunológico está deprimido a pessoa adoecerá desta ou daquela doença. E não há medicamento para aumentar-lhe as defesas. Por conseqüência, contraírá tuberculose quem estiver predisposto, quem estiver com seu sistema imunológico falho. Felizmente, para as grandes doenças há os grandes remédios.