Artigo

Envolvendo famílias e pais

“A educação, direito de todos e dever do estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho” (art. 205 Constituição Federal Brasileira)

            Pesquisas mostram que o envolvimento da família na vida escolar das crianças é fundamental. A família é capaz de despertar o interesse e a curiosidade delas e incentivar a sua aprendizagem. Por isso seu compromisso é indispensável.

            Não queremos que vocês se transformem em professores de suas crianças, basta que acompanhem a vida escolar delas, valorizem suas tarefas, estimulem-nas a gostarem de aprender e a serem curiosas também na vida fora da escola.

            Para envolver a família e os pais na escola de seus filhos é necessário que os pais, mães e os responsáveis conversem com os professores e acompanhem o desenvolvimento de suas crianças mais de perto e de forma mais atraente. Juntos, construiremos a escola que o Brasil quer e de que precisa. Mostrem para suas crianças que elas podem contar com vocês.

            A família necessita saber o que esta acontecendo para poder participar e, se for o caso, reclamar.  O gestor ou gestora tem que ser um bom ouvinte, ele ou ela não pode fechar os ouvidos às reclamações. Quando um pai diz que não gosta de ir às reuniões da escola, ele pode ter motivos. Só ouve problemas em relação ao desempenho do filho ou filha, reuniões longas ou que não definem nada, nunca tem oportunidade de falar e outras tantas situações que podem ser mudadas através de uma gestão participativa e articulada com a comunidade.

            Ao conhecer o perfil da comunidade de sua escola, será mais fácil relacionar-se com ela. Não adianta convidar para uma missa católica uma comunidade formada pela maioria de evangélicos. Mas para não cometer esse “pecado” é necessário saber disso antes.

            A gestão participativa é o caminho mais eficaz para fortalecer a autonomia da escola e promover a qualidade do ensino. E é neste campo que o papel do gestor ou gestora encontra sua plena realização: na tarefa de mobilizar e envolver toda comunidade escolar no planejamento, na organização e no funcionamento da escola.

            O fracasso escolar, a evasão, a repetência e mesmo a indisciplina e a violência têm sido apontado como resultado do distanciamento da família do ambiente escolar. Se de um lado encontra-se a descrença de pais e responsáveis em relação ao sistema, do outro há os educadores e profissionais de educação que pouca experiência possuem na árdua tarefa de buscar o apoio e o relacionamento com a família para romper essa distância. O resultado é a falta de articulação entre as duas instituições que, por prática, funcionam separadamente no exercício de formar os cidadãos.             A articulação entre escolas e famílias nos dias hodiernos está tímida, ainda, mas acontecerá com mais vigor quando as duas instituições tiverem algo em comum, capaz de uni-las, integrá-las, propiciando-lhes sintonia em todos os movimentos.