Artigo

As pneumonias

Os pulmões, direito e esquerdo, são duas vísceras que ficam no tórax e a finalidade deles é proceder as trocas gasosas. O gás carbônico proveniente do metabolismo é excretado através das vias respiratórias superiores e, por outro lado, o oxigênio do ambiente é inalado e, nos pulmões, misturado ao sangue e levado a todas as partes do corpo. Entretanto, pelo mesmo percurso por onde entram e saem os gases, podem penetrar micróbios que irão adoecer o órgão, interferindo no desempenho do organismo.

                                A inflamação dos pulmões é chamada de pneumonia que pode ser de origem bacteriana, virótica, inalação de produtos do petróleo etc. Aqui, trataremos das pneumonias causadas por bactérias. Elas ocorrem mais nos extremos da vida, nos primeiros anos de vida ou na velhice. No início da vida, a imunidade está se desenvolvendo e no final, ela está se esgotando. Contudo, as pneumonias surgem em qualquer faixa etária.

                               As manifestações clínicas são tosse, escarro que pode apresentar raja de sangue ou não, dor no tórax devido ao comprometimento da pleura, a pele que recobre os pulmões.  Dificuldade para respirar, febre, calafrios…

                             Pela própria condição, o paciente procura o repouso, devendo ser num ambiente bem ventilado. Será fornecida medicação para a febre e hidratação ao paciente, fornecendo-lhe sucos ou simplesmente água. A alimentação será leve, dando preferência às sopase aos caldos. Caso ocorram vômitos serão administrados remédios para vômitos.

                           O diagnóstico de pneumonia é fácil. A dificuldade se apresenta quando há complicações como:  bacteriemia, condição em que os microorganismos invadem todo o corpo, infecções do coração, derrame pleural, devendo nesta situação, fazer uma drenagem do tórax.  A radiografia tem muita utilidade não só no diagnóstico, mas também no desenrolar da enfermidade.

 Logo que o agente etiológico invade o corpo, este se defende produzindo anticorpos para neutralizar os invasores.  Hoje, com os antibióticos, a mortalidade diminuiu sensivelmente. Como foi dito acima, a dificuldade no tratamento reside nas crianças abaixo de cinco anos ou nos idosos.

                        Só dois ou três dias após o tratamento com antibióticos a febre desaparecerá.  Se o paciente estiver sendo tratado em ambulatório, jamais deverá interromper a antibioticoterapia por conta própria.

                      As crianças, devido à fragilidade do seu organismo, deverão ser hospitalizadas, principalmente as com suspeita de complicações.