Artigo

Academia de Letras de Ilhéus homenageia Carlos Roberto Arléo Barbosa

 Na segunda-feira, 26 de setembro, às 19 horas, a Academia de Letras de Ilhéus (ALI), sediada na rua Antônio Lavigne de Lemos, 39, centro, realizará uma sessão solene de homenagem póstuma ao acadêmico e ex-presidente da entidade Carlos Roberto Arléo Barbosa, que faleceu dia 19/2/22, aos 82 anos de idade.

Na ocasião, discursarão, em nome do sodalício, os acadêmicos e ex-presidentes da ALI, o professor-doutor em História André Luiz Rosa e o advogado Josevandro Nascimento.

Carlos Roberto Arléo Barbosa, nasceu em Jequié, e chegou à terra de Jorge Amado ainda na adolescência, recebendo o título de cidadão ilheense em 1986. Sua paixão pela educação fez com que fundasse o Colégio Fênix, em 1988, instituição de ensino tradicional na qual também integrava o quadro de docentes. Em 2004 foi homenageado com a entrega da Comenda do Mérito São Jorge dos Ilhéus, título dado a homens e mulheres que colaboram para o progresso do município.

Ocupante da cadeira 19 da Academia de Letras de Ilhéus (ALI), que tem como patrono Ferreira da Câmara e fundador Eusínio Lavigne, Arléo Barbosa, possuía extenso histórico acadêmico, sendo presidente da entidade, de 2009 a 2013, e professor da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), de 1974 a 2008, com Especialização em História Regional e História Contemporânea. Entre as obras publicadas por ele, destacam-se: Monarquismo e Educação (1972); Nhoesembé (1973); Ilhéus (2010) e Notícia Histórica de Ilhéus (atualizada e relançada no ano de 2013).