Artigo

Carlos Chagas e Vital Brasil Mineiro da Campanha: Grandes Mestres da Medicina Brasileira

Hoje, vamos falar de médicos brasileiros que se destacaram na medicina brasileira, enriquecendo-a com suas pesquisas. Comecemos com Carlos Chagas, que sabendo do grande número de pessoas que apresentavam morte súbita na localidade de Lassance no estado de Minas Gerais, rumou para lá. Instalou-se num vagão de trem, arranjando uma mesa tosca onde colocou seu velho microscópico. Seus primeiros pacientes foram chegando. Apresentavam inchação nas pernas, inchação de fígado e baço e, alguns deles apresentavam o local da picada de um inseto popularmente chamado de barbeiro pela sua predileção de picar a face.

          Iniciou suas pesquisas, isolando das fezes do inseto, um protozoário dando-lhe o nome de Tripanossomacruzi, em homenagem a Osvaldo Cruz, o grande sanitarista que saneara a cidade do Rio de Janeiro, então capital do país. Carlos Chagas descobrira o agente vetor da enfermidade – o barbeiro – e o agente etiológico – o T. cruzi. Só décadas mais tarde, se produziria um medicamento que curaria a doença quando diagnosticada na fase inicial. Já comprometido o coração, somente o transplante.

         Vital Brasil Mineiro da Campanha.

          Vital Brasil Mineiro da Campanha fora chamado para atender uma mocinha que fora picada por uma coral verdadeira. De nada adiantaram as mezinhas. No dia seguinte, a jovem fora ao óbito. Muito pesaroso ficou Vital Brasil que recentemente lera um artigo de um médico francês na Indochina sobre picadas de ofídios. Iniciou ele inoculando em doses pequenas o veneno em cavalos. Após várias aplicações no cavalo, era extraído dele, seu sangue rico em anticorpos contra o veneno de cobras. Após purificação, e acondicionado em ampolas, era injetado nos pacientes. Estava descoberto um medicamento que salvaria e que continuará a salvar milhões de pessoas em todo mundo. Como há diversas espécies de ofídios, o soro é produzido segundo a espécie.

          No próximo número, continuaremos com a segunda parte de grandes mestres da medicina brasileira.