Artigo

Capacitar-se é preciso

No mês de fevereiro, teve início na Paróquia de São João Batista, em Jaú (SP), um aprofundamento bíblico tomando por base o Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus. O professor Sebá, muito conhecido na cidade, foi convidado pelo nosso pároco Dom Sérgio Henrique, e incumbido de nos auxiliares na desafiadora tarefa de conhecer melhor a “Palavra de Deus”. Grande expectativa tomou conta dos inscritos que ansiosamente aguardavam pela explanação versando sobre os três primeiros capítulos do evangelista. Fiz questão de convidar meus familiares, clientes, e amigos do facebook, pois gosto de divulgar as boas oportunidades de aprendizado para que todos tenham acesso a elas. Li antecipadamente os três capítulos iniciais, com o objetivo de estar bem preparada para o nosso primeiro encontro. Na data marcada, a igreja estava cheia. Fiquei feliz ao ver tanta gente interessada em aprender mais sobre o Evangelho.

            No transcorrer da exposição, percebemos quanto o professor efetivamente tinha a nos ensinar. Seu conhecimento histórico e bíblico esclareceu alguns pontos controvertidos, e acentuou o interesse por maiores informações. Certamente, muitos ficaram curiosos em relação a outros aspectos que ainda serão abordados ao longo do estudo. Tudo me pareceu gratificante e salutar, pois nos envolveu num clima de busca e aprofundamento. Descobri que realmente tenho muito a aprender, e mais… À medida que o professor ia falando, entrei em contato com a minha pequenez. Fiquei envergonhada pela minha ignorância e, naquela noite, pedi a Deus que me perdoasse o atrevimento em escrever, tendo um conhecimento tão insignificante.

            É sabido que Ele capacita os escolhidos e, dessa forma, também agradeci pelas vezes em que me inspirou textos apropriados para certos momentos. Percebi que, por mim mesma, jamais seria capaz de discernir exatamente o que deveria escrever. Algumas pessoas são muito mais preparadas que nós. Possuem uma inteligência tão grande, um vocabulário tão rico, um conhecimento tão profundo que sentimos vontade de nos esconder embaixo do banco para não sermos notados. Acho que fiquei assim naquela noite, como quem não sabe bem o que fazer após ter se encontrado com a própria ignorância.

            Depois de alguns dias o Senhor me confortou e assegurou que precisa de todos nós, cada qual com o seu talento e a sua disposição em contribuir para um mundo melhor. Renovei diante dele a minha disposição em servir, naquilo que Ele considere útil e proveitoso. Conclui que me capacitar talvez seja o mais adequado neste momento. De tal modo, convido a todos que possam, para aproveitar desses encontros com o professor, toda primeira quinta-feira do mês, às 20h00min. Certamente sairemos de lá mais enriquecidos e menos soberbos.