Artigo

O que a pressa pode nos causar?

A pressa, muitas vezes, cria um “ódio” de nós mesmos. As pessoas andam agitadas no trabalho, na família, no trânsito, mesmo quando saem de férias. A pressa tem a ver com o ódio e a perseguição. Somos pressionados a nos apressar, parece que temos que ficar correndo. Isso vai variar um pouco de acordo com a personalidade de cada um, mas o fato é que a vida, hoje em dia, nos apressa demais, não sabemos mais o que é descansar, gozar da vida, parar… O chefe nos incita a trabalhar e ele mesmo é pressionado por aqueles que o seguem. E acontece que quanto mais agitados nós trabalhamos, mais erros nós cometemos e mais cegos ficamos para as verdadeiras soluções. Se a pessoa está muito agitada, não pensa com exatidão, erra mais e não percebe a solução, que muitas vezes está na frente dela.

Quando faço cada coisa no seu tempo, produzo mais do que quando corro de um lado para o outro como um animal perseguido. Nesse quadro, é importante perceber ainda que quanto mais corrida é a vida da pessoa, mais ela se vangloria disso, parece como um troféu de glória: “estou trabalhando muito”, “estou sempre correndo”, “não tenho tempo pra nada”; e não deveria ser assim. Nós deveríamos perceber que o trabalho precisa ser feito, nós precisamos dar conta da vida; mas devemos ter tempo para nós mesmos, para não entrarmos em colapso. Disso vem também a falta de paciência para ver algo crescer. As coisas têm o seu tempo, nós precisamos saber disso e ter paciência para vê-las crescer, o crescimento em si tem também seu tempo. Todos querem ter sucesso logo, hoje, resultado agora. São metas e números que te empurram para a corrida, mas mesmo uma empresa precisa de tempo para o crescimento e expansão.

Existe impaciência até mesmo na educação das crianças. As pessoas não toleram quando as crianças passam por uma crise, entram em pânico, sentem que precisam controlar a crise imediatamente, não consideram que são apenas crianças aprendendo. Caro leitor, nas questões do dia a dia, entre trabalho e todas as outras funções que você acumula, faça o que tem que ser feito, não te agite demais com o trabalho. Com calma, serenidade e o coração tranquilo você vai fazer mais, você vai fazer melhor e o resultado será mais duradouro. Tenha paciência com as coisas, tenha paciência consigo mesmo, isso vai fazer muito bem para o seu trabalho e para a sua vida pessoal. Paz e Luz!