Entrevista

Entrevista com Marilene (Leninha) Duarte, empresária, diretora-fundadora da Auto Escola Regional, sediada na cidade de Itabuna, sul da Bahia

DIREITOS – Quando foi fundada, por quem e quais são as cidades que a Auto Escola Regional atende?

LENINHA – A Auto Escola Regional foi fundada em 2 de Janeiro de 1989 por Marilene Duarte e Anísio Alcântara (in memoriam) e atende todas as Jurisdições que pertencem a 5º Circunscrição Regional de Trânsito (CIRETRAN).

DIREITOS – Como se dar a preparação dos profissionais – instrutores de aulas práticas e os professores de aulas teóricas – que compõem a equipe da Auto Escola Regional?

LENINHA – A preparação dos profissionais ‘Condutor de Trânsito’ que precisa ter escolaridade mínima exigida Ensino Médio completo, ser habilitado, no mínimo a dois anos na categoria ‘D’, ser aprovado em avaliação psicológica para fins pedagógicos; ser formado em um curso teórico de 180 horas de aulas com professores de instituições de trânsito.

DIREITOS – Qual é o passo–a–passo para quem deseja obter a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na Auto Escola Regional?

LENINHA – Para tirar a primeira habilitação, o candidato deve ser maior de 18 anos, saber ler e escrever, possuir carteira de identidade e CPF próprio e solicitar o serviço para as categorias “A”, “B” ou “A e B” na 5º Ciretran – Circunscrição Regional de Trânsito. Ah! tem que agendar pelo site: www.sacdigital.ba.gov.br

DIREITOS – Em quanto tempo aproximadamente um (a) aluno (a) precisa dedicar para tirar a sua CNH categoria “A” e as categoria “A” e “B” juntas?

LENINHAO prazo fica a critério do candidato…O laudo é válido por um ano, então depende da disponibilidade de tempo e dedicação do aluno.

DIREITOS – Quais são os critérios técnicos e necessários a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação categoria “D”?

LENINHATer no mínimo 21 (vinte e um) anos de idade; estar habilitado, no mínimo, há dois anos na categoria “B” ou no mínimo há um ano na categoria “C”; não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima, ou ser reincidente em infrações médias, durante os últimos doze meses. Documentos – Originais e Cópia: documento de identificação reconhecido pela Legislação Federal (RG, CNH ou Carteira Profissional). Não serão aceitos os seguintes documentos: Passaporte e Carteira de Reservista e Carteira de Trabalho; Comprovação de residência; e caso possua CNH expedida na sistemática anterior ao Renach (CNH sem foto) deverá apresentar o CPF.

EXAMES: Avaliação Psicológica complementar se for o caso, ou se optar, no ato dessa solicitação, pela inclusão ou manutenção da informação “exerce atividade remunerada ao veículo” em sua CNH; Aptidão Física e Mental; fazer 15 aulas Práticas de Direção Veicular no Micro Ônibus.

CURSOS: 1-Realizar o Curso de Prática de Direção Veicular em veículo compatível com a categoria para a qual pretende mudar no caso o (Micro Ônibus), portando obrigatoriamente a LADV; 2- Submeter-se à Exame preliminar de Prática de Direção Veicular, em veículo da categoria para a qual pretende mudar no caso o (Micro Ônibus), e obter aprovação.

Devendo observar que somente motoristas com mais de 21 anos poderão habilitar-se nas categorias “D” ou conduzir veículos de transporte coletivo de passageiros, de escolares, de emergência ou de produtos perigosos;

DIREITOS – A Regional foi a primeira auto escola do interior do Estado da Bahia a oferecer carros adaptados e/ou automáticos para que pessoas com deficiências realizassem o sonho de tirar sua CNH. O que a motivou a ofertar esse serviço?

LENINHAA necessidade das Pessoas com Deficiência (PcD) ter o direito de conduzir o seu próprio veículo, saber que tem o seu direito de ir e vir com segurança e responsabilidade no trânsito. Tenho Gratidão por todos que passaram pelo meu CFC – Centro de Formação de Condutores, a procura era muito grande e como cidadã, mãe, empreendedora me motivou a atendê-los.

DIREITOS – Nem todas as autos escolas do sul da Bahia têm veículos próprios para as aulas práticas da CNH categoria “D”, neste aspecto a Auto Escola Regional consegue atender os seus clientes?

LENINHAA procura sempre foi atendida, hoje a procura se tornou escassa, pela exigência do Exame Toxicológico e demora alguns dias para liberar o resultado, com esse processo a procura diminuiu.

DIREITOS – Tirar a Carteira Nacional de Habilitação é o sonho de muita gente. Porém, nem todo mundo consegue chegar lá facilmente, e os motivos são vários, passando dos fatores emocionais até falhas no ensino. Qual o diferencial da Auto Escola Regional na solução desses problemas?

LENINHATodos tem capacidade e conseguem tirar a Carteira Nacional de Habilitação, basta ter determinação e dedicação. E a Auto Escola Regionaltem umknow howde mais de 31 anos e uma equipe altamente capacitada com bons profissionais para transmitir segurança aos nossos alunos, além de oferecer aulas práticas e teóricas de qualidade, tirando dúvidas que porventura existirem, bem como prepara-los emocionalmente para as avaliações.

DIREITOS – Quais são as dicas que a Senhora dar para quem deseja tirar a Carteira Nacional de Habilitação?

LENINHA O primeiro passo é escolher um bom Centro de Formação de Condutores (CFC), no caso, uma boa auto escola, pois uma boa equipe torna a aprendizagem significativa e faz a diferença. Além disso, ter paciência, dedicação e compromisso nas aulas práticas e teóricas, bem como respeito pelos pedestres e especialmente pelo trânsito.

DIREITOS – Na última eleição a Senhora foi candidata a vice-prefeita na chapa de Davidson Magalhães. E recentemente a imprensa regional noticiou que os prefeituráveis Dr. Mangabeira, Azevedo e o Prefeito Fernando Gomes, pretendem contar com a Senhora na composição de suas chapas para as eleições de outubro. O que tem a dizer sobre isso?

LENINHASinto-me lisonjeada por estes pré-candidatos a prefeitos lembrarem do meu nome, mas sou pré-candidata a vereadora.